Notícias

Fotoclube de Londrina brinda a cidade com duas exposições

10 jan 2008 às 17:28

O que as lentes dos profissionais do Fotoclube de Londrina captaram ao longo de 2007? É o que o curioso vai descobrir ao visitar duas exposições inauguradas recentemente pela entidade - uma no Museu Histórico Pe. Carlos Weiss e outra no Espaço Fotográfico Eurocenter.

No conjunto, são cerca de 50 imagens selecionadas a partir do que foi produzido na última temporada. ''Os temas são variados. Há trabalhos abstratos, paisagens, marinas, gente etc'', diz Rui Antônio Frias Cabral, fotógrafo do Museu Histórico e que há 20 anos participa do clube.


As fotos estão ampliadas em tamanhos 25x38 e 30x40. Há tanto reproduções coloridas quanto em preto-e-branco, assim como imagens registradas com câmeras analógicas e com câmeras digitais. Segundo Cabral, alguns dos trabalhos expostos venceram concursos internos, que são promovidos periodicamente para estimular os associados.


O Fotoclube está comemorando 37 anos de atividades ininterruptas. ''Conheço associações mais antigas que pararam e retornaram algumas vezes. Nós nunca paramos. Durante todo esse tempo, representamos Londrina nacional e internacionalmente participando de concurso, salões e bienais'', enfatiza.


Formado atualmente por 30 fotógrafos atuantes e alguns participantes eventuais, o clube reúne-se aos sábados à tarde (das 16h às 18 horas) em sua sede, localizada ao lado do Circo Funcart, às margens do Lago Igapó 1. ''A reunião é aberta a qualquer pessoa que ame a fotografia. Lá trocamos informações, experiências, promovemos cursos e discutimos vários assuntos ligados à fotografia'', explica.


E qual o tema mais palpitante hoje no universo da fotografia? ''O assunto mais atual envolve o campo da ética a partir da manipulação de imagens e falsificação da realidade. Na verdade, sempre houve manipulação, mas antes havia a possibilidade de descobrir a falcatrua por intermédio de um exame cuidadoso. Hoje em dia isso ficou difícil, porque os recursos digitais aperfeiçoaram o método'', salienta.


A exposição no Museu Histórico fica em cartaz sem data prevista para encerrar. Já a exposição no Edifício Eurocenter é permanente, trocando de fotos a cada 30 dias.


Serviço:
Exposição de fotos do Fotoclube de Londrina


Local: Museu Histórico Padre Carlos Weiss
Endereço: Rua Benjamin Constant, 900
Datas e horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30; aos sábados e domingos, das 9h às 11h30 e das 13h às 17 horas
Entrada franca
Mais informações pelo tel. (43)3323-0082

Local: Espaço Fotográfico Eurocenter
Endereço: Av. Higienópolis, 1.601
Em horário comercial
Entrada franca


Continue lendo