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Fora do comum, em diversos aspectos

09 nov 2007 às 11:31

Na semana passada o quarteto novaiorquino Battles realizou sua primeira turnê brasileira, que contou com um show em Curitiba, em plena segunda-feira. A apresentação não teve casa lotada, mas quem compareceu ficou surpreso com o que viu e passou o resto da semana comentando sobre o espetáculo, um dos melhores shows do ano na cidade.

O grupo apresentou as músicas de seu primeiro álbum, ''Mirrored'', lançado em maio pela Warp Records, lar de muitos grupos eletrônicos de vanguarda. No entanto, o Battles está mais para o rock, mas não de uma forma convencional. Suas músicas são complexas, com métricas incomuns no ritmo. A bateria marcada lembra sequências de música eletrônica, mas tocada por um músico de carne e osso. Os vocais ganham distorções de um pedal de efeitos da década de 70, que dão um clima alienígena às músicas. Os pedais também abastecem os efeitos para guitarras e baixo.


São comumente classificados pela mídia como math rock (rock matemático), termo que eles detestam, preferindo dizer que fazem música orgânica, o que também não explica muita coisa. O que pode-se dizer é que experimentalismo, hardcore, art rock, jazz e progressivo são alguns dos estilos que compõem sua sonoridade.


À frente da banda estão músicos experientes e com boas credenciais: John Stanier foi baterista do Helmet e também toca no Tomahawk com Mike Patton; Ian Williams (guitarra e teclado) veio do Don Caballero; Dave Konopka (guitarra e baixo) tocou com o Lynx; e Tyondai Braxton (guitarra, teclado e vocais) foi colaborador do Prefuse73 e é sobrinho do jazzista Anthony Braxton.


Entre os destaques do álbum, a hipnotizante ''Atlas'' é a mais conhecida e ganhou um belo videoclipe. ''Tonto'', que também tem clipe, traz um clima mais ameno. ''Rainbow'' poderia ser trilha para desenho animado japonês. Inovador e desde já cultuado, o Battles provavelmente será citado como influência por diversas bandas que venham a surgir na próxima década.

Serviço:
O álbum ''Mirrored'' está à venda pela Peligro, ao preço de R$ 40 (ou R$ 36 na promoção do selo), no site www.peligro.com.br


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