As inscrições para os cursos e oficinas do 36º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) encerram nesta quinta-feira (30). Os interessados devem realizar a inscrição somente pelo site oficial do evento, no endereço www.fml.com.br. Os valores variam de R$77,00 a R$154,00, de acordo com o número de cursos escolhidos. O evento conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa de Incentivo à Cultura (Promic).
Neste ano, o Festival será realizado entre os dias 7 e 21 de julho, apresentando o tema "Paixão pela música". A programação pedagógica contará com 48 professores nacionais e internacionais, que ministrarão 50 cursos e práticas. Os segmentos trabalhados são: práticas de conjunto, cursos para crianças, para professores, de regência, música popular, voz, estruturação musical, música e tecnologia, e oficinas especiais.
Os cursos do FIML são direcionados para a formação de professores, estudantes e a qualquer pessoa que tenha interesse em participar. Outro destaque são os cursos especiais oferecidos para crianças a partir de 5 anos de idade. Para os pequenos iniciarem seu contato com a música, a 36º edição trará cursos de violino, flauta doce e violoncelo. Ainda haverá atividades musicais para a terceira idade, trabalhando os aspectos corporal e sensorial e oportunizando, assim, melhor qualidade de vida a este público.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Durante o evento, serão constituídos grupos de formação diversa: Big Band, Orquestra Sinfônica, Coro Infantil e Adulto, Grupos de Música de Câmara, Ópera Studio, Grupos de Jazz, Grupos de MPB e montagem de espetáculos.
Para os cursos e práticas, há isenção na taxa de inscrição para idosos (mais de 60 anos); crianças de 5 anos a 10 anos; alunos de projetos patrocinados pelo Promic; professores de cursos da área de educação musical da rede municipal de ensino de Londrina e da rede estadual do Paraná, entre outros.
Apresentações – A programação artística do 36º Festival Internacional de Música de Londrina terá 50 eventos promovidos em diversos espaços da cidade, dentre eles a Catedral Metropolitana de Londrina, Museu de Artes de Londrina, Museu Histórico de Londrina, Colégio Mãe de Deus, Teatro Zaqueu de Melo, Zerão, Calçadão, Praça Pé-Vermelho, Concha Acústica e Bar Valentino. Alguns dos espetáculos já foram divulgados e podem ser conferidos aqui.
Encontro – Durante o evento, também será realizado, de 7 a 9 de julho, o III Encontro do Fórum Permanente de Formação de Professores e III Encontro Nacional do PIBID Música/20° Simpósio Paranaense de Educação Musical. As atividades serão desenvolvidas em parceria com a Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). O objetivo é reunir professores, pesquisadores e estudantes para aprofundar as discussões, realizadas nos dois primeiros eventos, avançando no debate de temáticas relacionadas à formação de professores de música e às políticas públicas direcionadas para a capacitação de docentes no Brasil. As inscrições para o Fórum podem ser realizadas gratuitamente no site da ABEM: aqui.
Realização - O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná, Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Londrina, Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.