A 41ª edição do FIML (Festival Internacional de Música de Londrina) foi confirmada para acontecer entre os dias 5 e 11 de dezembro deste ano. O evento será realizado virtualmente, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia da Covid-19. Uma parte da programação artística do festival terá caráter educativo e didático, sendo que alguns espetáculos serão em formato híbrido seguindo as normas de segurança estipuladas pelos decretos municipais e estaduais.
Segundo a assessoria de imprensa do festival, o 41º FIML terá seu eixo pedagógico com aulas on-line, privilegiando a formação musical em diferentes propostas para composição, improvisação e arranjo, história da música brasileira contextualizada, instrumentos diversos, formação de coros, oficina de jazz e choro, a formação do educador musical em contextos inclusivos e coletivos. Em breve a direção do festival divulgará os cursos que serão ofertados e o período de inscrição via site do evento (https://fiml.art.br/).
A abertura oficial do Festival de Música está programada para o dia 5 de dezembro. Neste dia, haverá shows com grupos de Londrina. No dia 10 de dezembro, em comemoração ao aniversário de 87 anos de Londrina, será realizado um show com o cantor e compositor Ivan Lins, acompanhado da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina e que deve ser realizado no Teatro Universitário Ouro Verde, com transmissão "ao vivo” (live streaming).
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Seminário Internacional
Em outubro, abrindo a programação da 41ª edição do FIML, será realizado o I Simpósio Internacional de Educação Musical, uma parceria interinstitucional entre o Festival, ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), ISME (Sociedade Internacional para a Educação Musical), UEL (Universidade Estadual de Londrina) e a UFG (Universidade Federal de Goiás).
A conferência de abertura está confirmada com a presidente da ISME, Emily Akuno. A educadora do Quênia vem desenvolvendo reconhecido trabalho na área da Educação Musical, mundialmente baseado no respeito à diversidade cultural.
Segundo a diretora pedagógica do festival, Magali Kleber, a sua proposta vai muito além de uma visão eurocêntrica, já superada, e traz os valores culturais para uma perspectiva pedagógica, de valorização das práticas musicais tão diversas que encontramos pelo mundo, em comunidades e grupos sociais que tem a música como identidade. Estão previstas, ainda, a participação de importantes conferencistas de diversos países.
O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida e como presidente da Associação de Amigos do FIML, Marco Antônio de Almeida. A realização é da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Universidade Estadual de Londrina/ Casa de Cultura, e Associação de Amigos do FIML.