Seguindo a tradição, o Festival de Inverno da UFPR desembarca na cidade de Antonina no mês de julho, promovendo uma semana de muita cultura, diversão e arte. Neste ano, o evento é realizado entre os dias 10 e 17 de julho.
Esta será a 14ª edição do festival. Para começar com o pé direito, a grande atração da noite de abertura é ninguém menos que Nelson Sargento, a história viva da música popular brasileira. Membro da Velha Guarda da Mangueira, Sargento é um dos maiores sambistas ainda vivos.
Ele realiza neste sábado, dia 10 de julho, o show comemorativo de seus 80 anos de vida. Sargento estará acompanhado por um excelente time de músicos: Bartholomeu Wise (violão seis cordas), Afonso Machado (bandolim), Ronaldo Mattos (percussão), Marcio Almeida (cavaquinho), Marlon Macarrão (pandeiro) e Artur Sorriso (surdo). É interessante citar que os dois últimos desta lista são paranaenses. Esta foi uma das exigências de Nelson Sargento para o show de Antonina: incluir dois músicos locais em sua banda.
Nelson Sargento tem uma vida dedicada não só ao samba, mas às artes em geral. Além de compositor e instrumentista de renome internacional, Sargento é pintor (ele prometeu levar seus quadros para exibir e vender em Antonina), pesquisador musical, escritor e ator, tendo participado de vários filmes, clipes e minisséries. Um trabalho multimídia que tornou Sargento referência da cultura brasileira do Rio de Janeiro ao Japão.
Fim de semana em Antonina
Antes da apresentação de Nelson Sargento, outros shows vão animar o sábado em Antonina. Às 12h30 será apresentado na Rua, em frente o Teatro Municipal, o espetáculo infantil "O Caçador", onde as contadoras de história viram personagens, que viram bonecos, que viram gigantes, que viram bonecos novamente.
Às 14h30, no Palco Principal, o Grupo Folclórico Caiçaras do Paraná, de Paranaguá, faz uma apresentação do ritmo musical mais típico do estado do Paraná: o Fandango. Às 16h na Praça Coronel Macedo, haverá outra manifestação típica do folclore paranaense: O Auto do Boi de Mamão, pelo Grupo Boi Nitinho do CJAP, que resgatar o Auto do Boi de Mamão. O grupo é formado por 10 crianças e 2 orientadores: Eloi Pereira e Silvia Maria de Grácia Marques.
No Teatro Municipal, às 18h30 e 21h, o Coral da UFPR canta Trechos do Oratório "A Criação (Die Schöpfung)", de Joseph Haydn, uma ópera que reflete sobre a origem dos homens como seres iguais. A regência é do Maestro Álvaro Nadolny.
Às 20h na Igreja Matriz, o Quarteto Quartilis apresenta o espetáculo "Quartilíadas", que busca dissociar a formação de Quarteto de Cordas da execução da música erudita. O grupo explora um repertório eclético: do Barroco à Música Popular Brasileira, do Jazz ao Tango.
No domingo, quando a cidade deverá estar "bombando", devido à grande quantidade de visitantes de domingueira, haverá cinco espetáculos. Às12h30, no Palco Principal, o grupo Mundaréu apresenta o show "Embala Eu", que vem a ser um encontro com compositores urbanos que se identificam com o campo e interiores brasileiros.
Às 15H30, o Grupo de MPB da UFPR canta ao ar livre na Arena Belvedere do Valente (nos arredores da Igreja Matriz). Comemorando 10 anos de existência, o grupo apresenta num espetáculo bem-humorado, uma coletânea de músicas que lembram suas trilhas.
O espetáculo "Prêtà-porque" da Cia Portátil tem horários marcados às 18h30 e 21h no Teatro Municipal. A peça é resultante do trabalho de pesquisa do núcleo Multiprocessador, dirigido por Rafael Camargo. Na Igreja Matriz, o grupo Keltoy mostra o resultado de sua pesquisa a música dos países de origem Celta (tais como a Irlanda).
Encerrando a grade de espetáculos do domingo (e também do fim de semana), a banda Mimar Você, vinda direta de Salvador, Bahia, traz a Antonina suas idéias e ideais. Na verdade, Mimar Você é uma entidade sem fins lucrativos e de cunho social, cujo público alvo são crianças e adolescentes em situação de risco. O objetivo é incentivá-los, em um projeto de contra-turno, através da música, arte e cultura, visando a conquista de um futuro melhor. Formada por músicos jovens e criativos, a Mimar Você possui um repertório eclético, num mix de sons afro-percussivos que incluem axé, reggae, MPB e pop, além de composições próprias.
>> Confira matéria completa sobre o festival
Serviço:
Festival de Inverno de Antonina
Local: cidade de Antonina, litoral paranaense
OBS: Para o Teatro Municipal, haverá necessidade de levar 1 Kg de alimentos não pereciveis (exceto sal) para retirar ingresso na bilheteria do Teatro, a partir das 12 horas, no dia da apresentação.
DIA 10 DE JULHO, SÁBADO
12h30 Rua (em frente ao Teatro Municipal)
"O Caçador" - Grupo Ritirica Chipôu
14h30 - Palco Principal
"Grupo Folclórico Caiçaras do Paraná"
16h00 - Praça Coronel Macedo
"O Auto do Boi de Mamão" - Grupo Boi Nitinho do CJAP
18h30 e 21h00 - TEATRO MUNICIPAL
Coral da UFPR - Trechos do Oratório "A Criação (Die Schöpfung)" - de Joseph Haydn
20h00 - IGREJA MATRIZ
Quarteto Quartílis - "Quartilíadas"
22h00 - PALCO PRINCIPAL
Show de Abertura Nelson Sargento - Show de 80 anos
DIA 11 DE JULHO, DOMINGO
12h30 - PALCO PRINCIPAL
Grupo Mundaréu - "Embala Eu"
15h30 - ARENA BELVEDERE DO VALENTE
Grupo de MPB da UFPR - "TRILHAS E VEIAS"
18h30 e 21h00 - TEATRO MUNICIPAL
"Prêtà-porque" - Multiprocessador
20h00 - IGREJA
Grupo Keltoy
22h00 - PALCO PRINCIPAL
Mimar Você