A 13ª edição do Festival de Inverno da UFPR está chegando ao fim. Antonina foi mais uma vez agraciada com uma semana interia dedicada à cultura, diversão e arte, que iniciou no sábado passado, dia 12, extendendo-se até o seguinte, no dia 19. No palco principal, a atração agendada para o encerramento é o cantor Oswaldo Montenegro, que retorna ao festival, onde se apresentou em 1992, durante a segunda edição do evento.
Montenegro estará apresentando o show de lançamento de seu mais recente CD, "Estrada Nova", gravado em Junho de 2002, e que traz um repertório menos intimista e mais caloroso, fazendo uso de muita percussão, bateria, teclados e até computadores. Além do repertório novo, o cantor traz ao palco antigos sucessos que fazem o espectador rever sua carreira, que já completou 25 anos. O espetáculo começa às 22 horas.
O sábado traz mais espetáculos. Todos com entrada franca, exceto os do Banana Cabaré um novo espaço criado para a noite no Festival de Inverno. A partir das 9 horas da manhã, serão apresentados no Teatro Municipal o resultado de algumas oficinas, ministradas durante a semana do festival. Às 17 horas, o Circo Zanquetini se despede mais uma fez do festival, trazendo atrações tradicionais de circo, como palhaços, malabaristas, trapezistas, entre outros.
Às 18h30, Alecir Carrigo tematiza as matizes do "fandango caiçara" no espetáculo "Vida Caiçara", no Teatro Municipal. A última atração antes do encerramento será o quinteto Le Baroque Brexó, às 20 horas na Igreja Matriz. Usando instrumentos como cravo, harpa, cello e flautas barrocas, o grupo realiza um verdadeiro passeio musical através dos tempos, apresentando músicas do Renascença, do Barroco e até mesmo dos tempos atuais. E depois do show com Oswaldo Montenegro, tem Denorex 80, à meia-noite, no Banana Cabaré. A proposta do grupo é animar a noite apenas com hits da década de 80.
Atrações da sexta-feira
Os finais de semana do Festival de Inverno são sempre os dias mais movimentados, graças à quantidade de visitantes que o festival recebe. Quem puder chegar na sexta-feira, há espetáculos durante todo o dia. Às12h30, no Teatro Municipal, será apresentada a peça "Hamlet em Sombras", da companhia Karagoz k, especializada na arte milenar do teatro de sombras. No mesmo local, às 18h30 e às 21h00 será encenada a peça "Vermelho Sangue, Amarelo Surdo", uma representação da vida do pintor Van Gogh, interpretado pelo ator Ranieri González, em forma de monólogo. A direção é de Edson Bueno.
A Igreja Matriz será tomada por músicas tradicionais latinas, a partir das 20 horas, graças ao espetáculo "Sudamérica", do Trio Ameríndia. De Milton Nascimento a Astor Piazzola, o grupo faz um percurso musical por países da América do Sul como Colômbia, Venezuela, Peru, Chile, Argentina e Brasil.
A noite no palco principal vai ser de muito rock'n'roll, a cargo do grupo de rockabilly The Rockets, que apresenta toda a essência rebelde e juvenil do rock dos anos 50 e 60 em um repertório recheado de sucessos de Elvis Presley, Little Richard, Chuck Berry, Beatles e as demais influências do rockabilly, do wop, country e blues. À meia-noite, quem se apresenta no Banana Cabaré é a Sinfonética Comunitária Flutuante, grupo de "jazz à brasileira" que interpreta músicas de grandes nomes nacionais, especialmente Hermeto Paschoal.
Serviço:
DIA 18 DE JULHO, SEXTA
12h00 - Teatro Municipal
Hamlet em Sombras
18h30 e 21h00 - Teatro Municipal
Vermelho Sangue, Amarelo Surdo
20h00 - Igreja Matriz
Trio Ameríndia
22h00 - Palco Principal
The Rockets - "Rockabilly & Rock'n'roll Classics"
24h00 - Banana Cabaré
Sinfonética Comunitária Flutuante
DIA 19 DE JULHO, SÁBADO
09h00 - Teatro Municipal
Resultados das Oficinas
17h00 - Circo
Espetáculo de Encerramento do Circo
18h30 - Teatro Municipal
Vida Caiçara
20h00 - Igreja Matriz
Le Baroque Brexó
22h00 - Palco Principal
Oswaldo Montenegro
24h - Banana Cabaré
Denorex 80