A ópera "O Elixir do Amor", de Gaetano Donizetti (1797-1848), é apresenta pelo programa L’Opera Illustrata, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, nesta terça-feira, 27 de maio, às 19h, no Teatro Londrina, localizado no interior do Memorial de Curitiba. O ingresso, simbólico, custa apenas um real.
A direção artística é de Neyde Thomas e Rio Novello, a direção cênica, de Márcio Abreu e Beto Lanza, e os comentários, do maestro Osvaldo Colarusso. Os personagens são interpretados pelos cantores líricos Rio Novello, Cristiane Roncaglio, Marcos Liesenberg, Divonei Scorzato e Tatiana Figueiredo.
O segundo concerto da temporada, que começou em abril com a apresentação de "Tosca", de Puccini, traz uma das obras mais representativas do gênero "ópera cômica". Entre as mais de 70 óperas que compôs durante os seus 50 anos de vida, Donizetti escreveu várias nesse gênero, mas a superioridade desta sobre as outras vem pela caracterização dos personagens, por meio de suas melodias.
Com um texto claro, simpático e personagens bem definidos, "O Elixir do Amor" é cheia de sentimentos verdadeiros que comovem o público. Numa referência à história de Tristão e Isolda, a ópera relata a paixão entre Adina e Nemorino, que só se concretiza depois da interferência do Dr. Dulcamara, um curandeiro ambulante detentor de fórmulas milagrosas.
Os detalhes sobre a composição, o contexto histórico, a estrutura cênica e as características do autor serão repassadas durante o concerto pelo maestro Osvaldo Colarusso, seguindo o formato didático que atraiu grande público nas demais apresentações. O recital ao vivo dos trechos mais importantes da óperas são intercalados com comentários do maestro e com imagens em vídeo das principais montagens internacionais.
A produção de Gaetano Donizetti é de importância central para a compreensão do romantismo italiano e do desenvolvimento do teatro lírico no século 19. O compositor foi responsável por avançar nas conquistas musicais de seus antecessores, Rossini e Bellini, implementando uma maior verossimilhança e expressividade no tratamento dos enredos e das características psicológicas dos seus personagens.
Suas obras mais famosas, além de "O elixir do amor" são "Lucia de Lammermoor" (1835), que também foi apresentada pelo "Opera Illustrata" no ano passado, "Lucrezia Borgia" (1833), "La favorita" (1840), "La fille du régiment" (1840) e "Don Pasquale" (1843). Donizetti também compôs música instrumental e sacra, música de câmara vocal, 12 quartetos para cordas, peças para piano e canções.
Serviço:
"O Elixir do Amor", de Gaetano Donizetti - Programa "L’Opera Illustrata
Local: Teatro Londrina - Memorial de Curitiba
Endereço: R. Claudino dos Santos, s/n - Setor Histórico do Largo da Ordem
Data: 27 de maio, terça-feira
Horário: 19h
Ingressos a R$ 1,00