O veteraníssimo grupo pop Kid Abelha vai tirar o marasmo deste domingo, com um show de graça na Boca Maldita, no centro de Curitiba, a partir das 18 horas. A apresentação marca a entrada no mercado paranaense da operadora de telefonia celular Vivo. No Paraná e Santa Catarina, a Vivo substitui a marca Global Telecom. O evento tem apoio da prefeitura de Curitiba, através da Fundação Cultural, e integra o calendário alusivo ao título de Capital Americana da Cultura, que a cidade comemora ao longo de 2003.
A banda, que tem 20 anos de estrada, leva ao palco as músicas de seu último CD, "Acústico MTV", que tem 19 músicas de vários períodos da carreira do grupo. "Nossas canções partem do violão, então quisemos partir disso para valorizar as melodias e a voz da Paula [Toller]. Eu saí do sax e fui para o violão e o bandolim, o Bruno [Fortunato] saiu da guitarra e foi para o violão e bandolim", conta George Israel.
Ele diz que para o Kid Abelha, o álbum "Acústico MTV" não tem o significado que teve para outras bandas, que voltaram a fazer sucesso graças ao formato desplugado. "O esqueleto do disco partiu da procura por nós três de músicas que ficavam legais no violão. Não deixa de ser uma revisão de carreira, mas pra gente era importante ter as coisas novas à altura das que estávamos revendo, então demos um capricho nas composições novas e na procura de versões originais.
Três músicas inéditas entraram na receita do Acústico. "Nada sei" é um standard do Kid, com todos os ganchos típicos da banda. "GilMarley song" é um tributo à homenagem de Gilberto Gil a Bob Marley em seu mais recente disco/show/dvd Kaya N’gan Daya e "Meu vício" é uma balada classuda com cordas arranjadas por Eduardo Souto Neto e uma letra especialmente inspirada de Paula.
Do repertório original da banda foram selecionadas uma canção mais recente, seis músicas dos anos 90 e seis dos anos 80. Os dois LPs iniciais foram de grande sucesso. Neles entraram músicas que são cantadas por todas as gerações de fãs, o que as torna obrigatórias nos shows. É o caso de Fixação (do LP "Seu espião", de 1984), uma música dançante que no acústico vestiu smoking, tocada com cordas. Do mesmo disco vieram "Como eu quero", com o convidado Edgar Scandurra e "Pintura íntima", que ficou para o DVD.
Do segundo LP, "Educação sentimental" (de 1985), vem o hit "Lágrimas e chuva", um marco na época, e ainda "Os outros", uma balada que também foi um grande hit. Do disco "Tomate" (1987), um LP de transição na carreira do grupo, vem o hit "Amanhã é 23", com um arranjo que dispensa baixo e bateria. De "Tudo é permitido" (1991), vem a balada "Grand hotel", uma das mais bonitas da carreira do Kid, e "No seu lugar", num arranjo com cordas.
Serviço:
Kid Abelha
Local: Boca Maldita
Endereço: Rua XV de Novembro, próximo à Praça Osório - Centro de Curitiba
Data: 13 de abril, domingo
Horário: 18h
Ingressos: entrada franca