Já virou tradição. Férias de julho em Curitiba tem que ter muito espetáculo de teatro de bonecos, das mais variadas culturas e técnicas, manipulados pelas mãos, com o uso de luvas, vara, sombra, com bonecos gigantes e miniaturas. E tem que garantir não apenas a animação da criançada, mas também o apetite dos adultos.
Pois este ano não vai ser diferente. A partir de sábado Curitiba será palco do 16º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, que durante uma semana apresenta dezenas de peças para todos os gostos.
Mas desta vez, ao contrário de outros anos, o festival será quase que exclusivamente nacional. Participam 36 grupos, sendo 21 paranaenses e 14 de outros Estados. A exceção fica por conta do internacional Pseudo Angeles/Los Titeres da la Huachaca, da Argentina.
A abertura ocorre no domingo, às 10 horas, nas Arcadas de São Francisco, no Centro de Curitiba, com apresentação do Auto de Guaraqueçaba, da Cia. Fâmulos de Bonifrates, que vem da cidade litorânea, e do grupo Mamulengos do Riso, de Pernambuco.
Mas no sábado de manhã, a Associação Paranaense de Teatro de Bonecos faz uma prévia do evento, com um desfile dos bonecos gigantes de São José dos Pinhais pelo Centro da cidade. O grupo sai da Praça Santos Andrade até a Boca Maldita, onde a diversão continua com a presença do grupo pernambucano. O repeteco se dá na Feirinha do Largo da Ordem, no domingo, a partir das 10 horas.
As apresentações seguem até o dia 15 no Guairinha, Mini-Guaíra, Teatro José Maria Santos, e no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, com ingressos a R$ 6. Também haverá peças em quatro espaços de rua: Arcadas do Alto de São Francisco, Boca Maldita, Teatro de Lona em frente as escadarias da Universidade Federal do Paraná e no Teatro Inflável, ao lado da entrada do Guairão. Nesses locais, segundo o Centro Cultural Teatro Guaíra, terá apresentações gratuitas entre os dias 9 e 14, às 11h e 14h.
>> Confira a programação completa do Festival
Serviço:
16º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos
Datas: De 08 a 15 de julho