Um espetáculo musical, cênico e poético. É isto que o público de Curitiba vai encontrar no show da banda pernambucana Cordel do Fogo Encantado, que se apresenta na capital paranaense neste sábado, 15 de maio, na Sociedade Vasco da Gama, mais conhecida como Forró Calamengau.
Desta vez o grupo vem à cidade encerrar a temporada da turnê de divulgação de seu segundo álbum "O Palhaço do Circo Sem Futuro", além de mostrar em primeira mão algumas composições novas que estarão presentes no próximo CD, a ser gravado neste ano.
"O Palhaço do Circo Sem Futuro" é um disco forte, energético e vibrante. Se no álbum anterior - batizado simplesmente com o nome da banda - o grupo se concentrou mais na parte percussiva (até porque a produção foi de Naná Vasconcelos), em "Palhaço..." os arranjos de cordas ganham mais destaque, o andamento das músicas ficou mais rápido, a percussão mais intensa e o vocalista Lirinha coloca muito mais intensidade em seus vocais. Com tanta força sonora, a bandá já chegou a ser taxada como "o heavy metal da música regionalista brasileira".
No palco não é diferente. Com muita presença de palco e carisma, Lirinha hipnotiza o pública, que se agita de forma frenética ao som produzido pelos três percussionistas do grupo (Nelson Calado, Nêgo Henrique e Rafa Almeida) que literalmente detonam seus kits. Ao mesmo tempo, Clayton Barros, com um único violão realiza a façanha de dar harmonia a essa massa sonora.
Na trilha deste Cordel
O Cordel do Fogo Encantado surgiu em 1997, na cidade de Arcoverde, porta de entrada do sertão pernambucano, como um espetáculo teatral homônimo, baseado em música e poesia. Durante os dois anos seguintes percorreu todo o interior de Pernambuco com grande sucesso.
Em fevereiro de 1999, o que era um espetáculo teatral adquiriu característica de show e teve sua estréia no Festival Rec-Beat, no Recife. Mesmo reformulado, o espetáculo manteve elementos cênicos, com poesias e textos pontuando as músicas. O impacto dessa apresentação alçou o grupo à condição da mais importante revelação da música pernambucana pós-Chico Science. O grupo é formado por Lirinha (voz e pandeiro), Clayton Barros (violão e voz), Emerson Calado, Nego Henrique e Rafa Almeida (estes três últimos na percussão e voz).
Entre as últimas vitórias da banda está a conquista do Prêmio Tim de Música (equivalente ao Prêmio Sharp) como Melhor Grupo na categoria Regional. No cinema, o grupo apareceu no filme "Deus é Brasileiro" tocando a música "Os Anjos Caídos (Ou A Construção do Caos)". E no filme "Lisbela e o Prisioneiro", o vocalista Lirinha comparece com uma faixa solo - porém com arranjos produzidos pelo próprio Cordel do Fogo Encantado.
Depois do show tem forró
Minutos após a apresentação do Cordel, começa o forró com o grupo Calamengau, que iniciou como um grupo de amigos com saudades da terra, que se juntou para fazer música nordestina. A banda, que começou como "Trapiá", passou para "Ceará e as Fortalezas", e só depois - através de votação - Calamengau.
Há Cinco anos funcionando no Clube Vasco da Gama, o espaço fortalece-se como fomento a cultura popular brasileira, com destaque para o universo cultural do nordeste.
Neste endereço, compareceram grandes nomes da música brasileira. O primeiro deles foi Dominguinhos, que até hoje, anualmente, se apresenta na casa. Depois dele, seguiram-se Elza Soares, Geraldo Azevedo, Heraldo do Monte, Ná Ozetti, Hermeto Pascoal, Tom Zé, Mestre Ambrósio, Cordel do Fogo Encantado, entre outros.
Também pisaram no palco do Vasco da Gama, os melhores grupos de forró de pé-de-serra, entre eles Trio Nordestino e Rasta Pé. E as atividades do Calamengau não resumem-se aos shows, o espaço é local de ensaios para grupos de cultura popular como o Boizinho Faceiro - que trabalha dança e percussão brasileira - , Meu Paraná (Fandango) e também a capoeira.
Serviço:
Cordel do Fogo Encantado
Local: Sociedade Vasco da Gama (Forró Calamengau)
Endereço: R. Roberto Barrozo, 1190 - São Francisco/Mercês
Data: 15 de maio, sábado
Horário: a partir das 22 horas
Ingressos: R$ 15 antecipados à venda no Armazém do CD da Praça Osório, Café do Teatro, Casa das Bolachas (Rua Amintas de Barros, 270) e Forró Calemengau
Telefone: (41) 338-7766 / 9904-5129
Informações: após o show haverá forró com o grupo Calamengau