Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Aumento de assinantes

Consumo de música por streaming volta a crescer

Agência Estado
24 mai 2017 às 08:59

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O consumo de música por streaming voltou a crescer em 2016 e se consolidou no mercado fonográfico. Segundo o relatório anual divulgado pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), na manhã desta terça-feira, 23, o número de assinantes dos serviços de música por streaming (Spotify, Deezer, Google Play, Apple Music e Napster) chegou a 112 milhões no mundo inteiro apenas no ano passado.

Ainda de acordo com o relatório, o mercado de música gravada no Brasil, após quase três anos de crescimento, voltou a sofrer queda de 2,8%, influenciado pelo declínio nas vendas de CDs e DVDs musicais, cujo mercado varejista demonstra sentir com mais força os efeitos da crise econômica do País.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade



O mercado digital, entretanto, caminha no sentido contrário. O consumo de streaming cresceu 52,4% em relação ao ano passado.
Segundo o presidente da Pro-Musica Brasil, Paulo Rosa, o streaming já é o principal modelo de distribuição de música do setor fonográfico. "Acontece no Brasil exatamente o que vem acontecendo em quase todos os mercados do mundo: crescimento significativo de assinantes de plataformas de streaming de áudio, combinando com elevação, embora num ritmo mais lento, das receitas com publicidade originadas em plataformas de streaming de áudio e vídeo. O mercado brasileiro de música já é predominantemente digital", afirma Paulo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história

As receitas do segmento digital correspondem a 49% do total do mercado fonográfico, informou também o relatório. "Se consideramos apenas o mercado físico (CDs, DVDs, vinil) comparado ao digital (streaming, downloads etc), a proporção é de 22,8% para o físico e 77,2% para o digital", conclui Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo