Nesta terça-feira (16), o festival de música independente, Demo Sul 2016, publicou a lista com as primeiras bandas confirmadas para o evento, que irá acontecer entre os dias 4 e 12 de novembro. O músico recifense Di Melo é a grande atração do primeiro final de semana do evento.
A programação acontecerá em sete palcos diferentes da cidade. Começará na sexta-feira, dia 4 de novembro, com um show gratuito, na Concha Acústica. Na sequência, o Festival vai para o Iate Clube, maior palco da programação. Ainda acontecem shows no Valentino, Vila Cultural Cemitério de Automóveis, Sesi/AML e Barbearia.
E o primeiro nome anunciado entre os grandes destaques do Festival é o pernambucano Di Melo, "o imorrível". Conhecido por ser um desconhecido, Di Melo lançou suas músicas em 1975, pela EMI-Odeon, no disco que leva seu nome. O álbum Di Melo teve canções de sucesso, como Kilariô, A Vida em Seus Métodos Diz Calma e Se o mundo Acabasse em Mel.
Na década de 90, porém, as músicas do álbum de 75 voltam a tocar nas pistas, redescobertas por DJs ingleses, quando a música A Vida em Seus Métodos Diz Calma entrou na coletânea "Blue Brazil 2", da BlueNote. O álbum chegou a ser relançado, em CD, em 2002. A reviravolta na carreira tornou Di melo objeto do documentário "Di Melo: O Imorrível", de Alan Oliveira e Rubens Pássaro, que colocou o músico de volta nas noites brasileiras e, principalmente, no gosto do público jovem.
Estão confirmados os seguintes grupos:
Também se apresentam De um Filho, De um Cego (Jacarezinho), Andrea Perrone (Porto Alegre), Central Sistema de Som (Curitiba), Perc3ption (São Paulo), Mocho Diablo (São Paulo), A República Imperial (Belém) e Phantom Power (Porto Alegre).
O Festival Demo Sul 2016 é uma realização da Associação Cultural do Rock de Londrina, conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e do Prêmio FUNARTE de Programação Continuada para Música Popular.