Praticamente uma jovem senhora, que em março comemorou 44 anos, a boneca Barbie é quase unanimidada na preferência das crianças. Todas sonham com as roupas elegantes e o mundo cor-de-rosa da boneca que é símbolo de elegância, charme e jovialidade. A partir desta sexta-feira (22 de agosto), a Casa da Barbie, boneca que vende 12 milhões de unidades por ano em todo o mundo, estará em Londrina para a alegria da criançada e até dos marmanjos que chegam a investir na coleção dos exemplares mais antigos da boneca, que, dizem, é um mercado lucrativo.
Londrina é a primeira cidade do Paraná a receber a Casa da Barbie, que tem registrado sucesso de público. Em São Paulo, a exposição foi montada em dois shoppings da capital e somou um público de quase 54 mil pessoas; em Brasília foram 33 mil visitantes e em Goiânia, 30 mil.
Com 50 metros quadrados, a Casa da Barbie estará montada na Praça de Eventos do Shopping Catuaí, dividida em quarto, banheiro, cozinha, sala de estudos e sala de estar. Os móveis são diferenciados em formatos lúdicos e tem uma coleção de mais de 500 itens que levam o nome Barbie.
No quarto da boneca, o visitante verá móveis, objetos de decoração, a linha completa de lençóis e edredons, e toda a coleção de roupas, calçados e acessórios Barbie.
No banheiro, uma amostra dos cuidados da boneca com a beleza e higiene pessoal: xampus, hidratantes, cremes para o corpo, gel, escova dental, presilhas, tiaras e elásticos coloridos para o cabelo estarão em exposição. A sala de estudos vai reunir todo o material de papelaria da Barbie, além de livros, laptop e telefone.
A cozinha apresenta todo tipo de utilidades domésticas, que vão desde jogos de pratos e copos, até uma coleção de ímãs de geladeira. E a sala de estar é o local onde a boneca recebe os amigos, com espaço até para cantar karaokê.
A casa também terá espaços para recreação orientada, com módulos para desenho, pintura, colagem e um ateliê de beleza onde as meninas aprenderão maquiagem e penteado, tudo com produtos da Barbie. Para completar será montada uma brinquedoteca, com os principais lançamentos da boneca, onde as crianças poderão brincar à vontade.
Saiba Mais
A história da criação da boneca começa em 1958, quando Ruth Handler, esposa de Elliot Handler, fundador da empresa norte-americana Mattel, teve a idéia de fabricar uma boneca adulta. Mãe de três filhos, entre eles uma menina, a Barbara, ela não teve dúvida quanto ao nome da nova boneca: Barbie, diminutivo do nome da filha.
Em março de 1959, a boneca foi lançada com sucesso na Feira Anual de Brinquedos de Nova York. Ela já apresentava as características atuais, com jeito de top model: corpo de manequim, pernas longas, cintura fina e medidas perfeitas para os seus 29 centímetros de altura.
O padrão ''fashion'' sempre marcou a boneca, que através de suas roupas e acessórios expressou a moda jovem dos últimos 40 anos. Destacam-se os anos 60, quando ela chegou a se vestir de Jacqueline Kennedy, com tailleur cor-de-rosa; de Twiggy, a modelo mais famosa da época, com mini vestido e botas amarelas; e fechando a década apresentou roupas floridas, estampas psicodélicas e grandes óculos de sol. Nesse período ela também ganhou um namorado, o Ken, que também sempre vem vestido de acordo com a moda.
Serviço:
Exposição da Casa da Barbie
Local: Praça de Eventos do Catuaí Shopping
Data: de 22 de agosto a 09 de setembro
Horário: das 10h às 22h (de segunda-feira a sábado) e das 14h às 20h (aos domingos)
Ingresso: entrada franca