Notícias

Bob Dylan anuncia álbum de músicas inéditas e divulga uma das faixas

08 mai 2020 às 14:22

Bob Dylan anunciou, nesta sexta-feira (8), o lançamento de seu 39º álbum de estúdio. Como ele tem 78 anos, isso lhe garantiria a incrível marca de um disco a cada dois anos de vida. O recorde, entretanto, não vai acontecer: ele faz 79 no dia 24 de maio, e o novo álbum só será lançado em 19 de junho.

"Rough and Rowdy Days" será vendido em CD ou LP duplos, além dos formatos digitais, e é seu primeiro de inéditas desde "Tempest", de 2012. Depois deste, Dylan lançou três discos de covers, o último deles triplo, com canções antigas de grandes cantores norte-americanos.


Com o anúncio, o músico liberou também uma das novas músicas, "False Prophet", um rock com riffs e solos de guitarra como há tempos não se via no trabalho de Dylan. Traz ecos, mas não chega a ter a força, de "Leopard-Skin Pill-Box Hat", clássico de "Blonde on Blonde", de 1966.


Outra canção havia sido lançada há três semanas. Trata-se de "I Contain Multitudes", uma balada com diversas citações: Edgar Allan Poe, Anne Frank, Indiana Jones, Rolling Stones, William Blake, Beethoven e Chopin. E antes disso, Dylan soltou "Murder Most Foul", que também deve estar no novo "Rough and Rowdy Days".


Essa peça de quase 17 minutos sobre o assassinato do presidente John Kennedy em 1963, e seu contexto político e cultural, se tornou o primeiro de Dylan a alcançar a primeira posição de uma lista da Billboard. Por incrível que pareça. O músico teve duas canções em segundo lugar na lista principa, a chamada Hot 100: "Like a Rolling Stone", em 1965, e "Rainy Day Women #12 & 35", em 1966.

Também apareceu em primeiro com suas composições "Blowin in the Wind" (1963) e "Mr. Tambourine Man" (1965), mas em versões interpretadas por Peter, Paul & Mary e The Byrds, respectivamente. Desta vez, "Muder Most Foul" ficou em primeiro lugar na lista de vendas digitais de canções de rock, com 10 mil downloads pagos na primeira semana.


Continue lendo