A "Lei Seca" que proíbe consumo de bebidas alcoólicas nas ruas e praças públicas foi aprovada pela CML (Câmara Municipal de Londrina) nas últimas semanas, mas ainda não foi sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati (PP), que pediu um parecer à Procuradoria-Geral do Município.
A administração municipal ainda precisa definir como vai identificar e aplicar multas, que podem chegar a R$ 1 mil, para quem for flagrado bebendo das 22h às 8h nas vias públicas. O prazo para sanção é 1º de agosto.
A nova determinação causou polêmica entre os londrinenses: uma "Marcha da Cachaça" está agendada para este domingo (29), em prol do "direito de beber".
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Outra reação contrária à lei foi da banda londrinense Aminoácido. Em vídeo lançado nesta quinta-feira (26), a banda expressa na música "Shirik Tanai" a ideia de que os londrinenses têm direito de sair e se divertirem porque "a rua não tem dono", como divulgado pela banda.
Para os integrantes, "a música reflete o fato da satisfação de liberdade em terminar o turno de trabalho excessivo e poder sair à rua para o encontro de amigos, sem ter uma suposta obrigação de pagar uma determinada quantia frequentando bares ou baladas, demonstrando o fato de que espaços públicos são importantes na geração do indivíduo e até mesmo na formação da sociedade pelo aspecto interativo que isso envolve".
O conjunto é composto por Thiago "Franzina" (guitarra e voz), Douglas "Labigalina" (bateria), Cristiano "Pereirina" (guitarra e voz), Lugue "Henriquesina" (baixo) e João "Bolognina" (percussão). Com dois álbuns lançados e participações em festivais interestaduais – incluindo o famoso Festival Psicodália – a Aminoácido prega a liberdade.
Confira abaixo o novo clipe: