A cidade de Londrina é situada numa região em que a terra muito fértil, de coloração avermelhada, passou historicamente a fazer parte da identidade daqueles que aqui residem. "Terra rossa" (terra vermelha) foi o apelido dado por colonos italianos, e que ainda hoje é utilizado na vida cotidiana e por instituições como a Sercomtel e Plaenge. Com o objetivo de dar destaque à música da Terra Vermelha, produzida em Londrina, surgiu o Festival Pé Vermelho.
Inicialmente, com um evento realizado em março de 2008 na Sede Campestre do Londrina Esporte Clube – LEC, a primeira edição do Festival Pé Vermelho reuniu as bandas Mamulengo, Vitruvius, Matitaperê, Led Zeppelin Cover e Terra Celta.
Com intensa divulgação na cidade, por meio da UEL FM e da distribuição, em acessos públicos permitidos, de flyers, cartazes e camisetas, o evento recebeu um público de 1.500 pessoas que puderam conferir as excelentes apresentações. O espaço do evento favoreceu a fruição cultural e musical com o público, misturando pessoas interessadas em diferentes estilos musicais - forró, rock clássico, rock nacional, folk, pop, MPB e musica celta.
Com o êxito da primeira edição, a partir dai o Festival Pé Vermelho tornou-se um projeto para dar visibilidade às bandas da região e principalmente aos músicos. O Festival tornou-se itinerante, realizando shows em diversos bares da cidade com a participação de bandas como Sarará Criolo, Menina dos Olhos Blues Band, 220 Ska Bar, As Fruttilinas do Éden, Base 2, Café Sem Preço, Arthur Santana & Banda Funk Jah, Matéria Power Trio, Indayana & Londrina Soul e outras. Desses eventos, todo material produzido em vídeo, áudio e imagem é atualizado e disponibilizado na internet (especialmente no Orkut).
Além das parcerias com bares como Estação Café Brasil, Bar Valentino, Menina dos Olhos e Vitrola Bar, o Festival também firmou parceria com a Rádio Sercomtel (rádio online: www.radiosercomtel.com.br), onde foi criado o "Espaço Pé Vermelho", um programa que ocorre quinzenalmente às terças-feiras, das 21h às 22h. Durante o programa, os convidados levam seus respectivos instrumentos ao estúdio, e ao longo de um descontraído bate papo em forma de entrevista, a banda apresenta algumas de suas músicas.
Dessa forma, o Festival Pé Vermelho atua como uma vitrine de diferentes estilos musicais, dando visibilidade ao cenário musical londrinense, valorizando cada vez mais o trabalho dos músicos. Lembrando que o Projeto ainda está em seu primeiro ano, há muito pela frente, em uma cidade que possui um público "consumidor" de musica, de arte, de cultura, cada vez mais exigente. Assim como o espaço na rádio, o Festival pretende ter espaços fixos em jornais, revistas e tvs, para criar uma identidade a partir da produção musical, atraindo pessoas, fortalecendo os grupos, incentivando e unindo Londrina com seu próprio ritmo.
O próximo evento promovido pelo Festival Pé Vermelho será neste sábado, dia 3 de outubro, com a apresentação da Banda DETSET. O show será realizado no bar Estação Café Brasil e é um especial com músicas da banda Barão Vermelho.
Serviço
Especial Barão Vermelho com banda DET SET
Quando: sábado, dia 3 de outubro
Horário: 22 h
Local: Estação Café Brasil (R. Humaitá, 472)