Notícias

Alice na terceira idade

15 out 2004 às 17:25

Não dá para acreditar mas Alice, a famosa personagem de ''Alice no País das Maravilhas'', agora está com 80 anos e ainda tem muito o que aprontar no espetáculo ''Bodas de Alice'', que estréia nesta sexta, 15 de outubro, no Teatro Municipal de Toledo, a partir das 19 horas.

Depois de viver um das histórias mais conhecidas do universo infantil, Alice, já na terceira idade, se depara com a passagem inevitável do tempo e com as marcas e lembranças da bagagem de vida de cada um. ''Terá sido tudo um sonho?'' Questiona-se, hoje, a menina de ontem, que decide refazer o caminho da aventura. Pelo trajeto, descobre que o tempo não passou apenas para ela: a lagarta já virou borboleta e o coelho agora não tem pressa, entre outras mudanças...


A idéia de trabalhar a temática do envelhecimento a partir de ''Alice no País das Maravilhas'' partiu do próprio diretor da peça, João Henrique Bernardi, que se diz fã da história desde a infância. ''É uma história fantástica que também permite trabalhar essa idéia da passagem do tempo. Na verdade, idade não existe, pois a contagem do tempo é invenção do homem e quisemos valorizar na peça o tempo como experiência de vida'', afirmou.


A peça é a terceira montagem do grupo de Teatro Viva Idade da Unimed-Costa Oeste como resultado da terceira oficina Malas da Memória, desenvolvida pela Casa das Fases (Núcleo de Arte e História de Londrina). Participam do projeto 26 atores, de 10 a 86 anos. A estréia do grupo, em 2003, foi com a performance ''Olhares Azuis'' e, em março de 2004, apresentou ''Arroio das Borboletas''.


Interativa, a peça leva os espectadores a uma grande viagem que começa no porão do palco e passa por diversas instalações do teatro. A atriz que interpreta Alice é a professora aposentada Irene Scharnberg Scholer, 59 anos. Duas irmãs, sua mãe, de quase 90 anos, e seu marido também integram a trupe. ''Acreditamos que o fato de ser velho não impede ninguém de sonhar. O sonho é o que mantém uma pessoa viva e a alma não tem idade'', destacou Bernardi.


Segundo o diretor, o trabalho teatral também tem conseguido trazer melhora de qualidade vida para os participantes. ''O trabalho resgata a auto-estima das pessoas e muitas saíram de quadros de depressão depois que começaram a participar do grupo de teatro'', comentou.


O Casa das Fases também está preparando para o início de dezembro, em Londrina, a estréia da ''Missão Montagu'' em comemoração aos 18 anos do grupo de teatro Fase 3 e aos 70 anos da cidade.


O grupo também realiza em Londrina o projeto ''Mascates da Memória'', com apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), que consiste em capacitar comunidades a produzirem performances teatrais aproveitando suas histórias. O projeto já foi viabilizado nos bairros Chefe Newton Guimarães, Vila Casoni e Jardim Leonor.


Serviço:
Espetáculo ''Bodas de Alice'', em Toledo

Datas: Sexta-feira e domingo
Horários: 19h e 20h30
Local: Teatro Municipal de Toledo
Ingressos: antecipados a R$ 1,00, na Casa da Cultura, Teatro Municipal e Unimed. Na bilheteria será vendido a R$ 2,00.
Realização: Unimed Costa-Oeste, Casa da Cultura de Toledo e Casa das Fases.


Continue lendo