O cantor franco-espanhol Manu Chao, reconhecido não só por sua excelente música mas pelo fato de ser um defensor das causas humanitárias -algo pouco visto entre os artistas nos dias de hoje- vem tocar em Curitiba nesta semana, engrossando o time de artistas internacionais que se apresentaram na capital paranaense este ano (na lista també estão Weezer, Orishas, Mercury Rev, Napalm Death, The Raveonettes, Avril Lavigne e, futuramente, Pearl Jam).
Manu Chao se apresenta no Curitiba Master Hall. Este espetáculo faz parte do circuito da turnê agendada para a América Latina, na qual reservou duas datas para o Brasil, no dia 17 de novembro em São Paulo e 19 em Curitiba. A festa vai ser comandada também pelo DJ Paco Pigalle, tocando os melhores hits dos quatro cantos do mundo.
Esta será a primeira apresentação de Manu Chao em Curitiba após inúmeras passagens do cantor pelo Brasil. Em sua carreira solo, esteve por aqui para fazer shows em 2000 (Free Jazz em SP e Rj, mais shows em Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife), 2004 (São Paulo) e em janeiro de 2005 (Fórum Social Mundial em Porto Alegre, mais Recife, RJ e SP), além de outras visitas para tocar com artistas amigos como Paralamas do Sucesso, Marcelo Yuka e Afroreggae.
Vale citar que Manu Chao já morou no Brasil (onde provavelmente compôs parte do material do primeiro álbum solo "Clandestino" e há quem diga que ele já tocom por aqui mais vezes em eventos fechados.
Em sua discografia constam quatro álbuns: "Clandestino" (1998), "Próxima Estación Esperanza" (2001), "Radio Bemba Sound System" (2002) e "Siberie M'Etait Contéee" (2004, ainda inédito no Brasil), além dos cinco discos que gravou com sua antiga banda, o Mano Negra, que também já tocou no Brasil na histórica turnê de 1992.
Qual a origem deste cantor tão exótico e autêntico?
Nascido em Paris em 21 de junho de 1961, Manu Chao (que na verdade se chama Oscar Tramor) é filho de espanhóis: pai galego e mãe basca. Como ele mesmo diz, se na sua casa tivesse uma bola poderia ser jogador de futebol, mas no seu lugar tinha uma guitarra, compositores e muitos intelectuais, cantores e pintores que visitavam a casa de seu pai Ramon - o que tinham em comum era a crítica às ditaduras sulamericanas.
Na adolescência atravessava o canal para mergulhar na cena punk londrina. As múltiplas influências culturais moldaram o trabalho do artista desde cedo.
A mistura no trabalho de Manu Chao resultou no trabalho do grupo Mano Negra (nome emprestado de uma organização anarquista espanhola), o qual o artista fundou com um primo. O sucesso do primeiro single do grupo, o independente "Mala Vida", rendeu imediatamente um contrato com a Virgin Records.
Mas a anarquia professada pelo grupo, operando sem manager, aliada a ousada mistura em seu trabalho, não possibilitaram o sucesso internacional - eles tentaram (e não conseguiram) 'acontecer ' nos Estados Unidos no início dos anos 90.
Continuando uma trajetória incomum, em 1992 o Mano Negra excursionou pela América Latina num barco, acompanhado por atores e artistas de circo. Em 95, Chao mudou a base de operações do grupo para a Espanha, onde também formou o Radio Bemba Sound System. Com integrantes do Mano Negra e de fora, o Radio acabou gerando atritos que resultaram no fim do primeiro grupo.
Chao voltou para a América Latina, compondo e cantando aqui e ali. O resultado deste período foi o álbum "Clandestino" (1998). Sem nenhum tipo de promoção, o CD vendeu mais de dois milhões de cópias. No Brasil o cantor foi descoberto através do extinto programa Mondo Massari, da MTV, que apresentava clipes de artistas das mais diversas regiões do mundo. Manu Chao era presença constante através dos belos videoclipes de "Clandestino", "Desaparecido" e "Bongo Bong, Je ne T'aime Plus".
Em 2001, Chao lançou "Proxima Estación: Esperanza", no ano seguinte veio "Radio Bemba Sound System" e já independente lançou em 2004 um livro, resultado de poemas feitos na adolescência com ilustrações de Wozniak, que acabou musicando e virando CD músicas líricas e de língua franceza, vendido inicialmente em bancas de jornal e depois indo para as lojas.
No decorrer de suas caminhadas estreitou uma relação afetiva muito grande com o Brasil, onde conhece bem o sertão do Ceará, travando uma relação bem próxima com os Repentistas, seja no Rio de Janeiro onde se sente em casa na Lapa e Santa Tereza e até já morou, seja no mangue de Recife onde ficou hospedado na casa de amigos, sempre trocando informações musicais e culturais. No show além de sucessos, que reúne desde a época do Mano Negra, Manu mostra novidades em "portunhol".
Serviço:
Manu Chao
Data: 19 de novembro, sábado
Horário: a casa abre às 22h. Show previsto para depois da meia-noite
Local: Curitiba Master Hall
Endereço: Rua Itajubá, 143 - Portão
Ingressos: R$ 40,00 (estudantes e com 1kg de alimento não perecível) e R$ 80,00 (normal) à venda no Curitiba Master Hall e pelo Disk Ingresso: (41) 3327-2929
Telefone para informações: (41) 3248-1001