Notícias

A primeira fornada roqueira de 2005

14 fev 2005 às 20:07

A temporada de lançamentos de discos de rock em 2005 começa a se aquecer. Vários novos álbuns de bandas incensadas por publicações britânicas e dos Estados Unidos sairão dos fornos nos próximos meses, e outros artistas relevantes estão dando os toques finais em estúdio.

Quem puxa a fila é o grupo texano ...And You Will Know Us By The Trail Of Dead, cujo quarto álbum, ''Worlds Apart'', chegou às lojas norte-americanas no último dia 25. O disco vem carregado de polêmica, pois deveria ter sido lançado no segundo semestre do ano passado a banda teve que passar meses na geladeira porque a gravadora Universal preferiu centrar esforços na divulgação dos álbuns mais recentes de Eminem, U2 e Gwen Stefani.


Entre as tradicionais apostas da imprensa britânica, os holofotes vão para os ingleses The Others e Bloc Party. A primeira banda, amiga dos integrantes do Libertines, solta seu disco de estréia (que leva apenas o nome do grupo) no Reino Unido no dia 31 de janeiro. Duas semanas depois, sai ''Silent Alarm'', primeiro álbum do Bloc Party, apontado como promessa no ano passado por seu som inspirado em Gang Of Four e Talking Heads.


Também em fevereiro, a banda texana Mars Volta, de influências do rock progressivo e formada por ex-integrantes do barulhento At The Drive-In, lança nos Estados Unidos seu segundo álbum, ''Frances The Mute''. Segundo informações de sites de fãs do grupo, o disco terá quase 80 minutos e apenas cinco faixas destas, três serão suítes, duas divididas em quatro partes e uma em cinco.


Em março, será a vez dos novos discos dos ingleses dos Doves (''Some Cities'', lançamento marcado para 1º de março nos Estados Unidos) e de Moby. O compositor, produtor e DJ ianque lança ''Hotel'' no dia 14 de março no Reino Unido. O novo trabalho terá 14 faixas destas, dez são cantadas por Moby, duas são duetos e as duas restantes são instrumentais. Em seu site oficial, o produtor alardeou que este é seu primeiro álbum sem samples de vocais de outros cantores.


O lançamento mais aguardado do terceiro mês do ano, entretanto, talvez seja ''Lullabies To Paralyze'', quarto disco da banda norte-americana Queens Of The Stone Age. Será o primeiro álbum do grupo após a saída do baixista Nick Oliveri que se tornou célebre por tocar nu no Rock In Rio 3, em janeiro de 2001. ''Lullabies To Paralyze'' tem participações de Shirley Manson (Garbage), Brody Dalle (Distillers) e Billy Gibbons (ZZ Top). O provável primeiro single do disco, ''Little Sister'', já começou a tocar nas rádios dos Estados Unidos.


Outros lançamentos para os próximos meses tiveram as primeiras informações divulgadas. Noel Gallagher confirmou em entrevista a uma revista inglesa que o novo álbum do Oasis, ainda sem nome, será lançado no dia 16 de maio no Reino Unido. ''Este é o meu disco favorito do Oasis entre os quatro últimos que gravamos. O fato de que toda a banda participou do processo de composição deu uma sensação diferente'', disse o guitarrista.


Também estão prontos os novos discos de Beck (''Guero'') e Coldplay. O primeiro tem lançamento previsto para o final de março e suas 13 faixas já vazaram na internet. Até o final do primeiro semestre, são aguardados álbuns de Weezer e Stephen Malkmus, e os Flaming Lips devem lançar no meio do ano ''At War With The Mystics''.

Mais verdes estão os novos discos de Strokes e White Stripes, que estão em estúdio desde o segundo semestre de 2004. O quarteto escocês Franz Ferdinand, grande sensação do rock britânico no ano passado, informou que deve começar a gravar o segundo álbum em março, com a intenção de lançá-lo no segundo semestre. É bom começar a economizar...


Continue lendo