Notícias

A Flauta Mágica

23 jun 2003 às 17:25

A ópera "A Flauta Mágica", de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), será apresenta pelo programa L’Opera Illustrata, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, no próximo dia 24 de junho, às 19h, no Teatro Londrina.

A direção artística é de Neyde Thomas e Rio Novello, a direção cênica, de Márcio Abreu e Beto Lanza, e os comentários, do maestro Osvaldo Colarusso. Os personagens principais são interpretados pelos cantores líricos Kalinka Damiani, Bruno Spadoni, Marcos Liesenberg e Silvia Suss.


A ópera, que estreou em Viena dois meses antes da morte de Mozart, foi a sua última composição neste gênero, escrita a pedido de um amigo, Emanuel Schikaneder. As demais foram encomendas das cortes européias. Uma das maravilhas compostas por Mozart, "A Flauta Mágica" desperta curiosidade pelas suas evidentes implicações maçônicas.


O simbólico número três e seus múltiplos dominam a obra: três bemóis na clave principal (Mi bemol Maior), três meninos, três senhoras. A introdução orquestral da cena da Cruz Soberana contém precisamente 18 grupos de notas. Em cena aparecem 18 sacerdotes e 18 cadeiras e a primeira parte do coro que eles cantam tem duração de 18 compassos. Em outra cena, o personagem principal, Tamino, é conduzido por três gênios, que lhe aconselham silêncio, paciência e perseverança (ideais da maçonaria).


A genialidade musical de Mozart está presente nessa ópera, que enaltece o ideal de sabedoria e as virtudes de Tamino, um jovem príncipe egípcio. Para enfrentar todas as provas e salvar Pamina, filha da Rainha da Noite, do poder de Sarastro, Tamino conta com a flauta mágica, capaz de livrá-lo de todos os perigos.


Autor também da famosa ópera Don Giovanni, além das inúmeras sinfonias e composições camerísticas, Mozart tinha trânsito em todas as cortes da Europa e por isso teve acesso aos mais importantes centros musicais - Viena, Paris, Londres, Roma, Milão e Florença. A obra do compositor foi determinante para o estilo do classicismo vienense. Em todos os gêneros ele coloca sua técnica de composição clássica e chega à perfeição.


Os detalhes sobre a composição, o contexto histórico, a estrutura cênica e as características do autor serão repassadas durante o concerto pelo maestro Osvaldo Colarusso, seguindo o formato didático que atraiu grande público nas demais apresentações. O recital ao vivo dos trechos mais importantes da ópera são intercalados com comentários do maestro e com imagens em vídeo das principais montagens internacionais.


Serviço:
'A Flauta Mágica', de Mozart
Programa "L’Opera Illustrata

Local: Teatro Londrina
Endereço: R. Claudino dos Santos, s/n (Memorial de Curitiba)
Data: 24 de junho, terça-feira
Horário: 19 horas
Ingressos: R$ 1,00


Continue lendo