Mesmo estreando por uma gravadora multinacional, a banda Moptop continua com os dois pés no espaço indie brasileiro. Mantém contato direto com os fãs, utilizam a internet como principal forma de divulgação de seu trabalho, não exigem inúmeras toalhas brancas e outras extravagâncias no camarim e tocam nos mesmas casas de shows de bandas independentes. Ilustrando este último ítem, a banda retorna ao Porão Rock Club, em Curitiba, nesta quinta-feira, 14 de dezembro. A abertura fica por conta das bandas Anacrônica e Pipemazes.
O Moptop tocou no mesmo local no começo de agosto, quando ainda não tinham o CD na praça. Agora eles retornam à casa, dois meses após o lançamento do álbum que leva o nome do grupo e tem como primeira música de trabalho a faixa "O Rock Acabou", cujo videoclipe é bastante acessado no site Youtube. Mas o video da banda que faz mais sucesso no site é o making of da gravação do álbum, recheado de humor negro, com declarações e atitudes constrangedoras e até forçadas dos integrantes (o que lhe rendeu o trocadilho de 'faking of', numa jogada anti-marketing) mas que ganha tom verídico graças ao depoimento do produtor Chico Neves.
Em atividade desde 2003, o Moptop (nome de um corte de cabelo com franjas cobrindo as têmporas, adotado por ícones do rock'n'roll, de Iggy Pop & The Stooges a Ramones, e hoje símbolo do rock inglês) toca um rock direto, misturando o indie rock contemporâneo com pitadas de rock retrô - a imprensa especializada do Brasil já os taxou como "Strokes brasileiros".
A banda, formada por Gabriel Marques (voz e guitarra), Rodrigo Curi (guitarra), Daniel Campos (baixo) e Mario Mamede (bateria), já coleciona prêmios importantes em seus três anos de existência, como a etapa do Rio de Janeiro do festival "Claro Q é Rock", o MTV VMB 2005 na categoria melhor website (criado pelos integrantes Gabriel Marques e Rodrigo Curi), prêmios das revistas Dynamite e Laboratórop Pop, entre outras conquistas
Shows de abertura
A Anacrônica surgiu em abril de 2005, com a união dos músicos Marcelo Bezerra (bateria), Marcelinho (baixo), Bruno Sguissardi (guitarra e voz) e Sandra Piola (vocal), vindos de bandas como Phonograma, Tetris e Extrômodos. Com pouco mais de um ano de formação, a banda realizou um número invejável de apresentações, ganhando uma experiência de shows que poucos artistas novos conseguem adquirir. Possuem o projeto Quarta Anacrônica e o Circo dos Loucos, onde se apresentam no Porão Rock Club com bandas convidadas e também com artistas de circo, teatro, DJs, entre outros, em uma festa semanal cheia de surpresas.
Bastante energia e entrosamento entre os integrantes é, sem dúvida, um dos destaques da Pipemaze, um quinteto que faz rock bem elaborado com 3 guitarras, baixo e bateria. A banda foi a segunda colocada no concurso Curitiba Rock Fight e está apenas começando sua carreira nos palcos da cidade.
Leia também:
>> Moptop lança em CD de grande gravadora seu rock com boas influências
Serviço:
Shows com Moptop (RJ), Anacrônica e Pipemazes
Data: 14 de dezembro, quinta-feira
Horário: a partir das 22h30
Local: Porão Rock Club
Endereço: R. Carlos Cavalcanti, 1188 - São Francisco (ao lado da Cinemateca)
Entrada: R$ 8 (homens) e R$ 6 (mulheres)
Telefones: (41) 3324-8678 e 9951-0289