O circuito literário paranaense ganha impulso vigoroso com o lançamento da Nova Antologia de Poetas Londrinenses, neste sábado (17), no SESC Cadeião, em Londrina.
O livro contempla 20 novos poetas, selecionados através de concurso promovido pelo Festival Literário de Londrina, o Londrix. “É uma felicidade divulgar novos talentos, que desenvolveram suas poéticas em Londrina. Essa antologia contém, sobretudo, a pluralidade de autores qualificados”, analisa Chris Vianna, organizadora e coordenadora editorial da publicação.
Produtora cultural, atriz e professora, Chris também é diretora do Festival Literário de Londrina - Londrix. Nova Antologia de Poetas Londrinenses vem à tona, 22 anos após a primeira edição. No ano de 2000, foi publicado como “12 Antologia de Poetas Londrinenses”.
Leia mais:
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
Prêmio Jabuti indica Itamar Vieira Junior e Socorro Acioli; veja os semifinalistas
Além dos poetas selecionados, o Nova Antologia de Poetas Londrinenses reverencia um dos grandes escritores de Londrina: Maurício Arruda Mendonça. Uma homenagem merecida ao autor, consagrado nacionalmente, também como dramaturgo.
A publicação contém obras de poetas convidados. São eles: Célia Musilli, Edra Moraes, Samantha Abreu e Felipe Pauluk.
O lançamento integra a programação da 41ª Semana Literária do SESC/Territórios Imaginários: a Literatura em Trânsito.
Formação de leitores e autores
Os 20 autores foram selecionados pelos curadores do Festival Literário de Londrina/LONDRIX, na 16ª edição do evento realizado em 2021. São eles: Claudia Freitas, Frederico Fernandes e Marcos Losnak. Cada autor poderia inscrever até três obras.
O concurso se insere em um ciclo de formação de leitores e autores com trabalhos desenvolvidos em Londrina. A finalidade principal é que a cidade mantenha-se como um celeiro de artistas das palavras, inspirando jovens e adultos a enveredar pela poesia.
Para a curadora Claudia Freitas, da primeira edição da Antologia, em 2000, até o momento, dezenas de participantes já registraram seus nomes e poemas no hall de escritores da terra, alguns consolidando carreira.