Histórias contadas por pescadores e que trazem o resgate cultural, biológico e ambiental do estuário da Baía de Guaratuba foram reunidas no livro 'Baia de Guaratuba – Pescadores e Suas Histórias', obra escrita pelos zootecnistas e pesquisadores Marcio Nascimento e Rodrigo Bertoli, da Organização Não-Governamental (ONG) Instituto Guaju. O livro tem o intuito de divulgar os conhecimentos tradicionais das primeiras famílias de pescadores que colonizaram a região.
Os depoimentos dos sete pescadores mais antigos da comunidade foram compilados em 54 páginas. O livro contém informações detalhadas sobre onde estão distribuídas, a alimentação, o habitat natural, tamanho e coloração de 28 espécies de peixes como o Cavalo Marinho, Corvina, Garopa, Linguado, Tainha, Robalo-Peva, Robalo-Flecha e Raia Viola.
Além disso, a obra explica como era feita a pesca artesanal até 1970 - realizada exclusivamente na baía, devido à fartura dos cardumes na época -, a evolução da pesca e a necessidade de ações sustentáveis e de preservação ambiental do estuário para que a atividade não seja ameaçada.
A publicação traz ainda a legislação ambiental para a pesca, informações sobre como deve ser feita a destinação adequada dos resíduos sólidos e líquidos gerados pela atividade pesqueira.
Os autores da obra, Marcio Nascimento e Rodrigo Bertoli, contam que a baía de Guaratuba mantém a terceira maior riqueza em diversidade marinha do mundo.