Nas primeiras páginas de A ruiva misteriosa, lançamento da Editora Universo dos Livros, o leitor se depara com o encontro entre duas amigas de longa data. A descrição dá o tom leve e divertido que a escritora Alice Clayton deseja passar nessa primeira parte de seu best-seller. Na cama, estirada nos lençóis, Grace Sheridan, uma ruiva supersexy, se esforça para colocar uma calça jeans apertada, num lento e atrapalhado movimento de um striptease ao contrário quando sua amiga Holly entra no quarto tirando sarro de Grace, mas também a elogiando.
Em lados opostos, Holly trilha uma carreira numa agência de artistas, enquanto Grace, no auge de seus 33 anos, está de volta para tentar a sorte como atriz.
O cenário é Los Angeles, onde Holly oferece uma festa para comemorar o lançamento de sua nova empresa de gerenciamento. A confraternização é o start para Gracie conhecer Jack Hamilton, um jovem ator de 24 anos.
Depois de algumas semanas de passeios românticos, brincadeiras e flertes, um comprometimento brota, mas, ao mesmo tempo, Gracie se sente acuada e insegura diante dos dilemas e ansiedades de se relacionar com uma estrela em ascensão. Logo ele, o desejado astro de Hollywood com um buffet de meninas jovens à disposição e o espelho de sua paixão adolescente e platônica pelo seu ídolo Core Haim.
O encontro com o ator não representa exatamente uma ruptura para Gracie, mas expressa um efeito de causalidade desde que chegou a Los Angeles; já a presença de Holly expõe a figura da amiga superprotetora, que lhe dá abrigo num mundo rodeado de excentricidades. Com a força que carrega nessa interdependência que vai sendo construída entre o trio de personagens, a autora envolve o leitor em passagens lúdicas e com bastante humor.
Aos poucos, A ruiva misteriosa vai ganhando os contornos dessa cidade dos sonhos cinematográficos: o ambiente da fama e do culto às celebridades e paparazzi à espreita do furo que revelará o casal em evidência na próxima edição da Entertainment Weekly.
Os encontros de Gracie e Jack, por sua vez, são entremeados com citações à cultura pop - U2, The PsychedelicFurs, The Prodigy e The Cure dão o tom da trilha sonora enquanto o casal se envereda em passagens sensuais de intimidade. Em outros momentos são os filmes que servem de pano de fundo - de Garotos Perdidos, Sem Licença para Dirigir e Conta Comigo, estrelados por Core Haim a Top Gun ("Ele estava me seguindo como a Kelly MCGillis fez com Tom Cruise").
Gracie está prestes a retomar a sua carreira de atriz e alcançar a autorrealização, deixando, no entanto, muitas dúvidas de como terminará esse périplo amoroso. Como um gostinho de quero mais, Alice Clayton finda essa primeira parte de uma trilogia embriagando o leitor com o despertar de uma paixão.
Ficha Técnica
Título: A ruiva misteriosa
Autora: Alice Clayton
Editora: Universo dos Livros
Número de Páginas: 272
Preço: R$ 39,90