Samba é mais que um gênero musical, é uma cultura que chega ao seu primeiro século de existência cheio de vivacidade. Essa é a visão da pesquisadora Juliana Barbosa, que lança nesta sexta-feira (19/09), na Semana Literária do Sesc, Nelson Sargento e as redes criativas do samba (Appris). O livro trata da cultura do samba a partir de Nelson Sargento, um dos maiores sambistas brasileiros.
Juliana destaca a importância do compositor. Sargento teve contato com os primórdios do samba e, com 90 anos de idade, está em plena atividade e faz parcerias com a nova geração. Por isso, a pesquisadora considera que ele é um elo entre a raiz e os novos frutos do samba. O livro é resultado da pesquisa de doutorado da autora, feita na área de Estudos da Linguagem na UEL. O lançamento reunirá sambistas londrinenses em um show-tributo aos 90 anos de Nelson Sargento.
Juliana Barbosa é pós-doutoranda em Estudos da Linguagem pela UEL, pesquisadora, professora e produtora cultural. Como pesquisadora, desenvolve estudos sobre a cultura do samba desde 2004. Atualmente estuda a obra musical de Martinho da Vila. Desde 2008, produz e apresenta o programa Estação Samba, veiculado semanalmente pela emissora educativa UEL FM. Também é graduada e especialista em Comunicação, tendo atuado por 15 anos como Relações Públicas na área governamental em Londrina.
Serviço:
Lançamento do livro Nelson Sargento e as redes criativas do samba (Appris), da pesquisadora Juliana Barbosa
Sexta-feira (19/09) – 19h30
Local: Sala de Espetáculos
Público: Adulto
Retirada de ingressos 1h antes - gratuito