O terapeuta ocupacional é um profissional cada vez mais presente na área da saúde, graças aos avanços da medicina, ao aumento das políticas para esta esfera e à intensificação do debate sobre reabilitação. Os serviços de saúde requerem estes terapeutas em suas equipes pela especificidade da profissão, para que possam ajudar os pacientes com deficiências ortopédicas e neurológicas a alcançarem seus objetivos relacionados à independência, autonomia, qualidade de vida e bem-estar.
Devido ao alto índice de traumas, doenças e deficiências que atingem a vida de adultos e idosos, há também uma necessidade no mercado de trabalho de que os profissionais da área de saúde sejam cada vez mais qualificados. "Terapia da mão e reabilitação neurológica em terapia ocupacional". Os interessados podem se inscrever até o dia 24 de fevereiro, por meio do site.
Segundo o professor Daniel Cruz, docente do DTO da UFSCar e coordenador da pós-graduação, o foco no adulto e no idoso com disfunções físicas, agregando duas grandes especialidades - traumato-ortopedia e neurologia. "Os alunos do curso recebem capacitação para atender pessoas com necessidades especiais ou com fatores de risco, além de portadores de problemas motores ou funcionais, dentre outros. Os temas abordados incluem novos métodos e técnicas de reabilitação e os alunos podem supervisionar casos clínicos", explica Daniel.
Leia mais:
Líder na produção nacional de peixes, Paraná é referência na Engenharia de Pesca
Dia Nacional do Engenheiro: o que se espera desse profissional no futuro?
Dia do Estudante: como escolher uma profissão?
Universidade abre especialização em Chef de Cuisine Nacional e Internacional
A elaboração do curso foi pensada a partir de profissionais ortopedistas, cirurgiões de mão, neurologistas e terapeutas ocupacionais. Na especialização são fornecidos equipamentos, materiais diversos e inovadores, além de referências atualizadas. Os egressos da pós-graduação poderão atuar em qualquer espaço que envolva a reabilitação de pessoas com deficiência física, tais como ambulatórios, centros especializados, clínicas e hospitais.
Curso
A turma de 2017 tem previsão de início para o dia 28 de abril, com aulas em uma sexta-feira e um sábado por mês até agosto de 2018. A carga horária é de 384 horas. As aulas serão ministradas na Santa Casa de São Paulo, localizada na rua Dr. Cesario Mota Jr., 112, Vila Buarque – Pavilhão Fernandinho Simonsen, Anfiteatro Principal, 2º andar.
Para saber mais, acesse o site ou entre em contato pelo e-mail [email protected].