A disputa por uma vaga no mundo do trabalho está cada vez mais acirrada e a grande concorrência tem refletido diretamente nos Jovens. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de desemprego entre 14 e 24 anos alcançou 11,8% no terceiro trimestre de 2016.
E um dos fatores que impedem esta população de conseguir um emprego é a falta de capacitação profissional. No entanto, os jovens de Londrina vão ganhar uma nova opção a partir de fevereiro para ajudá-los a modificar este cenário. Trata-se do curso gratuito de Formação para o Mundo do Trabalho, oferecido pelo Ensino Social Profissionalizante (Espro) pela primeira vez na cidade.
Já tradicional em outras localidades do Estado, como Curitiba, o curso tem o objetivo de despertar nos jovens o espírito empreendedor e posturas compatíveis às atuais exigências do mundo corporativo. Nele, os participantes aprendem técnicas administrativas, rotinas organizacionais, marketing pessoal, além de temas como cidadania, ética, comunicação e lógica.
"Os jovens chegam tímidos e inseguros. Conforme o decorrer do curso, eles começam a descobrir suas habilidades, melhoram a comunicação e aprendem a trabalhar em equipe", afirma Soraia Melchioretto, gerente do Espro.
Por isso, o conteúdo é uma excelente oportunidade para que estudantes possam aperfeiçoar-se e concorrer mais adequadamente às vagas que o mercado oferece. Além do material didático, são oferecidos lanche, auxílio-transporte e uniforme.
Com esta formação, fica mais fácil para que os participantes possam também conseguir uma vaga no mundo do trabalho como Jovem Aprendiz, por exemplo.