A Câmara de Vereadores realiza na próxima segunda-feira (17/2), às 20h, sessão solene de entrega do título de Cidadão Honorário de Londrina ao odontólogo, ex-professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e provedor da Irmandade Santa Casa de Londrina (ISCAL), José Cyrillo da Silveira Mendes, 86 anos. A iniciativa para concessão da honraria é da vereadora Sandra Graça (SDD), apoiada pela maioria dos integrantes da Casa e sancionada por meio da Lei n° 11.863, de junho de 2013.
José Cyrillo Mendes nasceu em Viradouro (SP), em 28 de janeiro de 1928. Após concluir o ensino médio em Orlândia e Jundiaí, formou-se em Odontologia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara (SP), em 1952. Mudou-se para o Noroeste do Paraná em 1953, para morar na cidade de Flórida, onde montou consultório de odontologia e uma farmácia, negócios transferidos em 1957 para o Norte do Estado, na cidade de Cambé. No período de 1965 a 1971 foi professor da antiga Faculdade de Odontologia de Londrina, prédio anexo ao Colégio Estadual Hugo Simas. Mesmo lecionando, manteve as atividades profissionais de Odontologia Clínica em seu consultório.
Paralelamente as atividades de professor e dentista, em 1968 concluiu o curso de Letras Franco-Portuguesas pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Jacarezinho. Foi ainda professor da Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná (FEFI), como também dos colégios estaduais Professor Vicente Rijo, Marcelino Champagnat e Londrinense. Retornou à Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1977, onde permaneceu até a sua aposentadoria em 1988. Em 2002, o odontólogo e professor José Cyrillo Mendes foi eleito pela primeira vez para a função de provedor da ISCAL, cargo máximo da instituição. No final do ano passado, foi reeleito para o sétimo mandato consecutivo, biênio 2014-2015.
A vereadora Sandra Graça, proponente da homenagem, destacou a importância de José Cyrillo como docente da antiga Faculdade de Odontologia e principalmente o trabalho voluntário realizado junto à igreja e à Irmandade Santa Casa. "O doutor Cyrillo é um voluntário de corpo e alma. Ao lado das suas atividades profissionais foi palestrante de cursilhos e encontros de casais da Paróquia Rainha dos Apóstolos e da Catedral. Depois, assumiu a provedoria da Santa Casa, realizando um importante trabalho junto à instituição. O título de Cidadão Honorário é o reconhecimento oficial do Poder Público à sua dedicação a Londrina", afirmou a vereadora.