O envio de um requerimento da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) sugerindo que não haja feriado na cidade durante a realização dos quatro jogos previstos para a Copa do Mundo de 2014 repercutiu nesta terça-feira (18) entre os vereadores.
Segundo a assessoria de imprensa da CMC, o líder do prefeito Gustavo Fruet (PDT), Pedro Paulo (PT), disse que a AL deveria cobrar da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) a "responsabilidade sobre o transporte e se preocupar com outros pontos" do Mundial. "Deixe que da cidade cuidamos nós", completou Jorge Bernardi (PDT), também favorável ao ponto facultativo.
Para o presidente da Comissão Especial da Copa, Paulo Rink (PPS), a Casa está sendo "o mais transparente possível no debate". "Sou contra os feriados, mas a manifestação chega a ser pequena diante de tantos problemas para serem resolvidos", opinou Cacá Pereira (PSDC), durante a sessão. Já Chico do Uberaba (PMN) defendeu que a sugestão seja respeitada: "Entendo que o presidente (da AL) apenas expressou uma colaboração".
No texto, aprovado por unanimidade anteontem entre os membros do Legislativo estadual, o presidente da AL, deputado Valdir Rossoni (PSDB), argumenta que haverá "grande prejuízo" caso as atividades relativas ao comércio e a todo o setor produtivo da capital sejam interrompidas. Em nota, o tucano falou ontem que não vê motivo para tanta "histeria" por parte dos vereadores. "Nós temos recebido pedidos sobre essa questão. O que fizemos foi encaminhar uma sugestão, que é um posicionamento dos deputados", afirmou.