Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Agricultura

Stephanes terá encontro com secretários de 16 estados

Redação Bonde
01 abr 2007 às 14:20
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Secretários de Agricultura de dezesseis estados brasileiros e do Distrito Federal se encontram na próxima terça-feira (03) com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, para discutir o controle nacional da febre aftosa. Em fevereiro, um encontro em Belo Horizonte marcou o início da elaboração de propostas de controle sanitário nas fronteiras brasileiras.

No encontro com o ministro, sete estados de fronteira (Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) vão apresentar as propostas para intensificar o controle da doença na região do Brasil com Paraguai, Argentina e Bolívia. O secretário de agricultura do estado de São Paulo, João Sampaio, além de tratar de falta de recursos para a defesa sanitária, discutirá com o Ministro o caso específico de São Paulo e o problema dos embargos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Não registramos febre aftosa há dez anos e sofremos os embargos desde outubro de 2005. A União Européia e Chile precisam olhar São Paulo mais de perto para que este status sanitário seja alterado. Os prejuízos já ultrapassaram os limites do nosso pecuarista", afirma o secretário.

Leia mais:

Imagem de destaque
Assista ao vídeo

Londrina: Isabel Diniz defende aumentar orçamento destinado à cultura

Imagem de destaque
Eleições municipais

Documento mede comprometimento de candidatos com demandas urgentes para gestão de resíduos em Londrina

Imagem de destaque
Eleições 2024

Justiça Eleitoral indefere candidatura de Barbosa Neto em Londrina

Imagem de destaque
Comissão Especial

Câmara de Londrina cobra auditoria de recurso destinado ao Marco Zero


Cada um dos sete estados de fronteira vai apresentar seu projeto, com a indicação dos recursos necessários para intensificação do controle da febre aftosa. A reivindicação é a aprovação dos projetos e a liberação total das verbas para a defesa. Um outro assunto discutido na reunião de Belo Horizonte, e que será levado ao ministro é o uso do Exército para controle do trânsito de animais e produtos na fronteira.

Os secretários de Agricultura também irão pedir que o governo federal, por intermédio do setor diplomático, intensifique as negociações com os países vizinhos para, juntos, se adequarem a todas as normas de vigilância sanitária.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade