Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Eleições municipais

Documento mede comprometimento de candidatos com demandas urgentes para gestão de resíduos em Londrina

Redação Bonde com Agência UEL
05 set 2024 às 22:00
- Divulgação/Reciclalatas
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Observatório de Resíduos Sólidos de Londrina, projeto ligado ao Ninter (Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), lançou uma carta-compromisso sobre 12 temas que representam aspectos críticos do sistema de resíduos sólidos urbanos da cidade, endereçada aos candidatos a prefeito de Londrina.


A carta-compromisso relativa à gestão sustentável e democrática de resíduos sólidos possui 16 signatários, dentre entidades, organizações, projetos de extensão da UEL e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Já as demandas perpassam a modernização da legislação vigente, a estruturação institucional de setores do Poder Executivo, o fortalecimento de projetos de educação ambiental, além de maior transparência na divulgação dos dados operacionais e financeiros relacionados à gestão de resíduos, entre outros. A ampla maioria das demandas são alvos de discussões e pesquisas abordadas, também, na pós-graduação na Universidade Estadual de Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o Ninter, as campanhas dos candidatos já receberam o documento e possuem até o dia 9 de setembro para manifestar o aceite.   

Leia mais:

Imagem de destaque
Possibilidade de ficar para 2025

Lentidão marca análise e votação das Leis do Plano Diretor de Londrina

Imagem de destaque
Fique ligado

Veja o que você precisa saber no dia das eleições

Imagem de destaque
Eleições 2024

Presidente do Tribunal Eleitoral do Paraná vem a Londrina para treinamento de mesários PCDs

Imagem de destaque
Entenda

Moraes determina transferência de R$ 18 mi bloqueados de X e Starlink para conta da União


Confira a íntegra do documento com os 12 temas elencados como urgentes e que também dialogam com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da Agenda 2030, da ONU (Organização das Nações Unidas). 

Publicidade



Dentre as iniciativas do projeto ligado ao Ninter, o lançamento do primeiro Relatório do Observatório de Resíduos Sólidos de Londrina, em junho, ampliou o olhar sobre a geração e destinação de resíduos sólidos no município, com vistas para o monitoramento, publicação e divulgação das informações relacionadas à implementação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). 


Com previsão para ser lançado a cada dois anos, o documento é dividido em três dimensões: Governança e Controle Social, Econômica e Financeira, e Geração e Manejo de Resíduos Domiciliares. “E em cada dimensão, encontram-se categorias e indicadores relacionados aos temas abordados”, destaca a coordenadora do Ninter, a professor do Centro de Estudos Sociais Aplicados, Lilian Aligleri.

Publicidade


Desenvolvido pelo Ninter, o documento contou com a coordenação de Felipe Nepomuceno Coimbra Santos. A equipe técnica foi composta pelos docentes Lilian Aligleri e Benilson Borinelli, do Cesa (Departamento de Administração); Caio Victor Lourenço Rodrigues, do CTU (Departamento de Construção Civil) e Camila Doubek Lopes, do Ceca (Departamento de Design); os colaboradores Edson Henrique Gaspar Massi e Felipe Nepomuceno; e os estudantes colaboradores Ana Flávia Singulani Mendonça, Marcela Koga Oliveira Ferreira e Viviana Samara Yoko Matsui.  


NINTER 


O Ninter é um órgão de colaboração aberta interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar de apoio à PPI (Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação) em resíduos com o propósito de unir saberes científicos e tecnológicos para criar soluções relacionadas às questões de resíduos em Londrina e região, contribuindo para uma sociedade mais sustentável.


Imagem
Sabatina Folha/Bonde: Diego Garcia sugere usar rodovias como corredores industriais
Candidato diz como pretende investir na cultura e explica perda de emenda para o Teatro Municipal Deputado federal de Londrina e região pelos
Imagem
Cidades do norte e noroeste do Paraná registram casos de mpox
As cidades de Maringá, no Noroeste, e Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, confirmaram os primeiros casos de Mpox em 2024. Em Mar
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade