O candidato governista à presidência da República, o senador e ex-ministro da Saúde José Serra, ouviu protestos durante sua caminhada pela Rua XV de Novembro, centro de Curitiba, na tarde desta sexta-feira. Serra veio ao Paraná para pedir votos e engrossar a campanha ao governo de Beto Richa (PSDB) - que passou o dia desta sexta-feira no Interior.
Ao longo do percurso, pessoas gritaram ''fora neoliberal!'' e ''pai do desemprego!''. Alguns ainda gritaram ''Ciro'', referindo-se ao candidato do PPS, o ex-ministro Ciro Gomes, enquanto outros preferiram o bordão do PT ''Lula-lá''. De uma forma geral, porém, a maior parte do passeio foi tranqüila. Cerca de 20 pessoas, agitando bandeiras do PSDB, acompanhavam o presidenciável. As bandeiras de Serra dividiam espaço na rua com bandeiras do PT e barraquinhas de candidatos locais da oposição.
Serra, que veio acompanhado de sua vice, a deputada federal capixaba Rita Camata (PMDB), não demonstrou incômodo com essas manifestações. Apertou a mão e abraçou dezenas de curitibanos, inclusive crianças, que paravam para cumprimentá-lo.
O candidato tucano minimizou o resultado da pesquisa Ibope, que apontou crescimento de Ciro Gomes (passou de 18% para 22% das intenções de voto) e queda de seu nome (de 17% para 15%). ''Pesquisa é uma fotografia, o que importa é a pesquisa no dia da eleição.'' A estratégia para conseguir votos, segundo ele, é sair às ruas e ouvir os problemas da população, mantendo contato direto com o eleitor. ''E isso não é estratégia para subir em pesquisa, é para ganhar a eleição'', afirmou, enquanto acenava para as pessoas na Rua XV, a Rua das Flores.
Acompanhado do ex-governador José Richa, -pai de Beto e um dos coordenadores de sua campanha-, de Rita Camata e do deputado federal Ricardo Barros (PPB), Serra tomou um cafezinho no Café da Boca, na Boca Maldita, onde encerrou a caminhada que percorreu duas quadras da Rua XV.
*Leia mais na edição de sábado da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.