Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
106 Leis

Deputados estaduais aprovam Código Paranaense de Defesa do Consumidor

Reportagem Local
08 ago 2024 às 09:15
- Orlando Kissner/Alep
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) aprovou o Código Paranaense de Defesa do Consumidor. 


Após mais de um ano de trabalho, incluindo amplo debate em audiências públicas com participação de mais de mil pessoas para ouvir a sociedade e entidades, a proposta assinada pelos 54 parlamentares avançou em dois turnos nas duas sessões plenárias ordinárias realizadas na terça-feira (6).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O projeto de lei 1.055/2023 contempla 106 leis estaduais, com 324 artigos e ainda revoga leis que já foram consideradas inconstitucionais. O texto trata de legislações desde o ano de 1990. A proposta também anexa dezenas de projetos de lei dos deputados que tramitavam na Assembleia. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Possibilidade de ficar para 2025

Lentidão marca análise e votação das Leis do Plano Diretor de Londrina

Imagem de destaque
Fique ligado

Veja o que você precisa saber no dia das eleições

Imagem de destaque
Eleições 2024

Presidente do Tribunal Eleitoral do Paraná vem a Londrina para treinamento de mesários PCDs

Imagem de destaque
Entenda

Moraes determina transferência de R$ 18 mi bloqueados de X e Starlink para conta da União


Com todas as leis reunidas em um único documento, o trabalho das instituições que atuam com os direitos do consumidor, bem como a consulta por parte da população deve ficar mais fácil.

Publicidade


“É um grande avanço, como o Código da Mulher Paranaenses e o Código Estadual da Pessoa Autista, que realmente fazem a diferença na vida da população e que nos coloca como pioneiros em iniciativas como essa”, afirmou o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSD).


Atualmente, apenas Pernambuco e São Paulo contam com iniciativa semelhante. “Um avanço extraordinário. Muitos outros estados que tentaram aprovar leis semelhantes, acabaram em judicialização, em deputados se confrontando, em governo do Estado não sancionando a lei. O detalhe é que esta lei transcende a partidos políticos, tanto é verdade que pela primeira vez nós conseguimos num código, numa unificação de lei, os 54 deputados como subscritores. Todas as correntes entenderam a importância”, destacou o deputado Paulo Gomes (PP), que conduziu o trabalho da Comissão Especial encarregada da consolidação.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Deputados aprovam Código Paranaense de Defesa do Consumidor
Assinada pelos 54 deputados, lei exige assinatura física nos contratos de empréstimos bancários por pessoas com mais de 60 anos
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade