Política

Relator tenta prorrogar prazo da CPMI do Banestado

29 set 2003 às 15:08

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista do Banestado, deputado José Mentor (PT-SP), começa nesta segunda-feira a recolher as assinaturas necessárias para que os trabalhos da comissão sejam prorrogados por mais seis meses.

O prazo da comissão, criada para investigar a evasão de mais de 30 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 90 bilhões) por contas CC-5, encerra-se no próximo dia 16 de outubro.


Se for prorrogada, a CPMI funcionará até abril do próximo ano, se os trabalhos não forem interrompidos durante o recesso parlamentar do final do ano; ou até 16 de junho, caso os trabalhos sejam interrompidos.


às 14 horas desta terça, a comissão reúne-se para conhecer a sugestão do relator às diligências que serão realizadas pelas oito subcomissões regionais criadas para auxiliar os trabalhos. As investigações devem se concentrar no estado do Rio de Janeiro; na capital paulista; em Campinas (SP); nas cidades paranaenses de Curitiba e Foz do Iguaçu; em Santa Catarina; no Uruguai; em São José do Rio Preto (SP); e em Belo Horizonte (MG).


Dr. Hélio (PDT-SP), deputado que integra a comissão, informou que os parlamentares serão acompanhados nos estados pela Polícia Federal, pelo Ministério Público e pela Receita Federal para garantir a segurança.

A idéia é que as investigações sejam padronizadas e sigam as orientações do relator e do presidente da comissão, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT).


Continue lendo