O instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta sexta-feira (26) mais uma pesquisa de intenção de votos na disputa de segundo turno para a Presidência. O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, aparece com 60,6% dos votos válidos, contra 39,4% do petista Fernando Haddad.
Na estimulada, Bolsonaro lidera 53% e Haddad tem 34,4%. Já 8,6% dos entrevistados disseram que não vão votar em nenhum dos dois e 3,9% não souberam responder a pesquisa.
Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.120 eleitores. O trabalho de levantamento de dados foi feito por meio de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal. Ao todo são, 160 municípios brasileiros com entrevistas entre terça-feira (23) e quinta-feira (25). A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Leia mais:
Vitória de Kamala Harris é mais segura para a democracia, afirma Lula
Justiça mantém decisão para Bolsonaro depor em caso de ex-diretor da PRF
Bolsonaro minimiza potencial de Tarcísio e diz sobre 2026: 'O candidato sou eu'
Kamala e Trump têm 48% em pesquisa a 5 dias da eleição nos Estados Unidos
De acordo com a pesquisa, os principais motivos citados pelos eleitores para votar em Bolsonaro, são "representar a mudança" (32,2%) e "por ser contra o Lula e o PT" (19%). Entre os eleitores de Haddad, o principal motivo da decisão foi "por não gostar do candidato Jair Bolsonaro" (20,3%).
Sobre a decisão de votar nos candidatos, 91,7% dos eleitores de Bolsonaro afirmaram que o voto é definitivo. Entre os petistas, a decisão de votar em Haddad é definitiva para 87,8% dos eleitores.
Além disso, 74,2% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro será o próximo presidente brasileiro.