Política

Lula participa da Cúpula da Governança Progressista

14 jul 2003 às 19:22

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta segunda-feira, da reunião da Cúpula da Goverança Progressista com 14 chefes de Governo para tratar de questões voltadas para uma reforma social aliada à democracia e ao desenvolvimento dos paises mais pobres. A chamada Terceira Via, idealizada pelo primeiro-ministro britânico Tony Blair.

Pela manhã, o presidente Lula tomou café com os presidente do Chile, Ricardo Lago, e da Argentina, Nestor Kirchner. Os três presidentes latino-americanos conversaram sobre o Mercosul. Eles decidiram realizar uma reunião extraordinária para dentro de 60 dias, definir medidas para ampliar a integração entre os países do bloco e melhorar as relações com a União Européia.


Lula firmou que se as negociações com os Estados Unidos para implementação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), em 2005, não chegarem a um bom termo, o Brasil vai repassar a discussão à Organização Mundial do Comércio (OMC), na reunião de Cancun, em setembro. "A posição do Brasil não mudou perante a Alca. Existe um calendário para ser cumprido, a discussão está na mesa. o Brasil tem posições definidas em relação à Alca. Os Estados Unidos querem levar todas as coisas que lhe interessam para a OMC e nós também levaremos, a não ser que haja mudança no comportamento dos Estados Unidos em relação a este assunto", declarou o presidente brasileiro.


Lula destacou que deve existir uma visão dos países ricos de que os mais pobres precisam ter apoio semelhante ao que a União Européia deu a Grécia, Espanha e Portugal. "Existem paises na América do Sul com pouco poder competitivo, estamos trabalhando para que o Mercosul se transforme em um bloco sólido e para que outros países entrem nesse bloco para assim, conseguirmos melhorar a relação com a União Européia e retirar os ostáculos que dificultam a exportação dos países em desenvolvimento", afirmou Lula. Dessa maneira, o presidente acredita que a negociação com a Alca vai facilitar o fortalecimento do Mercosul para que ele tenha força de negociar com outros blocos econômicos.


A última atividade do presidente Lula em Londres, antes da partida para Madri, foi a palestra pública que concedeu na Universidade London School, um dos principais Centros de Estudos políticos e Econômicos do mundo. Lá também já esteve o presidente Fernando Henrique Cardoso. Na Escola de Londres, já passaram grandes nomes, desde que foi fundada em 1895. Entre ex-alunos e professores da London School, 13 já ganharam o prêmio Nobel e cerca de 30 atuais ou ex-chefes de estado de todo o mundo também já trabalharam ou estudaram na Universidade.

Fonte: Agência Brasil


Continue lendo