Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Guinada à direita

Macron reage a votação do Parlamento Europeu e dissolve Assembleia Nacional

Folhapress
09 jun 2024 às 17:03
- Reprodução/ Twitter
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou neste domingo (9) a dissolução da Assembleia Nacional e convocou eleições legislativas antecipadas após seu partido registrar pesadas perdas para a ultradireita no pleito do Parlamento Europeu.


Macron anunciou que o primeiro turno das eleições será em 30 de junho e o segundo, em 7 de julho. Ele classificou de perigoso o que chamou de "auge dos nacionalistas e demagogos".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A eleição para renovar o Parlamento Europeu foi vencida na França pelo partido de ultradireita Reunião Nacional, liderado por Marine Le Pen e Jordan Bardella. Segundo projeções divulgadas após o encerramento da votação, a sigla obteve 31,5% dos votos, mais que o dobro do partido de Macron, que ficou com 15,2%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira os números:

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai para R$ 40 milhões

Imagem de destaque
Acusado de assédio

Lula nomeia Esther Dweck como ministra interina dos Direitos Humanos após demissão de Silvio Almeida

Imagem de destaque
Saiba mais

Lula usa pronunciamento do 7/9 para criticar Musk

Imagem de destaque
Mudança imediata

MEIs têm novas regras para emitir notas fiscais


"Não posso fazer como se não tivesse ocorrido nada", disse o presidente diante da vitória avassaladora de sua opositora Marine Le Pen.


O avanço político foi liderado por Jordan Bardella, de apenas 28 anos e que optou por adotar um tom menos agressivo para fazer passar as ideias da extrema direita. Seu programa, porém, continua sendo ultranacionalista, anti-imigração e com alianças com os principais nomes do populismo europeu.


Imagem
LabLínguas da UEL oferece testes de nivelamento em seis idiomas
O Lab Línguas (Laboratório de Línguas) da Universidade Estadual de Londrina, que atende às comunidades externa e interna da UEL, está com inscrições abertas para Teste de Nivelamento de diversos cursos de línguas em 2024.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade