O presidente da Assembleia Legislativa deputado Valdir Rossoni (PSDB) marcou para a próxima segunda-feira (21), a partir das 14h30, a sessão especial que vai eleger o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado na vaga aberta com a aposentadoria de Heinz Georg Herwig.
A convocação foi feita nesta terça-feira (15), quando o deputado Caíto Quintana (PMDB), relator da Comissão Especial criada para coordenar o processo eleitoral, também leu na tribuna o relatório aprovando as candidaturas do atual chefe da Casa Civil do Governo do Estado, deputado Durval Amaral (DEM), e do auditor do próprio TCE, Claudio Augusto Canha.
A Comissão rejeitou o pedido de impugnação formulado por Canha contra Amaral sob várias alegações, entre elas a de que o currículo por ele apresentado estava desprovido de "comprovação quanto ao exercício da advocacia conforme exige o art. 59, inciso II, da Resolução nº 075/2009 do Conselho Nacional de Justiça".
Em seu parecer, Quintana observa que Amaral apresentou cópias de documentos que demonstram o desempenho de suas atividades ao longo dos anos, fazendo um demonstrativo de suas funções e do aproveitamento de seu trabalho, e opina que "é inquestionável sua capacidade". Os dois candidatos poderão se manifestar novamente em Plenário, durante a sessão de eleição, expondo suas qualificações e propostas para o exercício do cargo em disputa.