Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda

Moraes diz em julgamento que não cabe ao X contestar suspensão de perfis da rede social

José Marques - Folhapress
30 ago 2024 às 11:55

Compartilhar notícia

- Alejandro Zambrana/Secom/TSE
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), se manifestou nesta sexta-feira (30) contra recursos apresentados pelo X (antigo Twitter) para rever decisões que bloquearam perfis na rede social.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Incluindo Bolsonaro

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

Imagem de destaque
Caso seja processado

Jair Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão por tentativa de golpe

Imagem de destaque
Investigado pelo STF

Golpismo pode levar Bolsonaro a 28 anos de prisão e a mais de 30 inelegível

Imagem de destaque
Prefeitura de Londrina

Coordenador de equipe de Tiago Amaral fala em ‘portas abertas’ durante transição de governo

O ministro votou, em plenário virtual, contra pedidos da plataforma para reativar perfis que foram suspensos e disse que não cabe ao X fazer solicitação pelas contas que foram afetadas.

Publicidade


O julgamento acontece entre os ministros da Primeira Turma e, além dele, devem votar Flávio Dino, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.


"Na linha desse entendimento, não cabe ao provedor da rede social pleitear direito alheio em nome próprio, ainda que seja o destinatário da requisição dos bloqueios determinados por meio de decisão judicial para fins de investigação criminal, eis que não é parte no procedimento investigativo", afirmou Moraes em seu voto.

Publicidade


"Nesse contexto, e diante das considerações apresentadas, é incabível ao recorrente opor-se ao cumprimento do bloqueio dos canais/perfis/contas".


O julgamento em plenário virtual tem previsão de ir até o dia 6 de setembro. Até lá, pode haver pedido de vista (mais tempo de análise) e de destaque (que leva o caso para julgamento físico).

Publicidade


Nesta quarta (28), Moraes intimou o empresário Elon Musk, dono da rede social X (o antigo Twitter), a indicar em 24 horas um novo representante legal da empresa no Brasil, sob pena de suspensão das atividades da rede social.


A intimação foi feita em postagem na página oficial do Supremo do próprio X, na qual o perfil do empresário e do Global Government Affairs da rede social foram marcados.


No dia seguinte, a rede social afirmou que não cumprirá ordens. O posicionamento da empresa foi divulgado sete minutos depois do encerramento do prazo estabelecido por Moraes (20h07).


Agora, a expectativa é que o ministro determine a suspensão do X, como indicado na intimação inicial.


Imagem
Bloqueio do X de Musk não é instantâneo em caso de ordem judicial; entenda
Bloquear uma rede social como o X (antigo Twitter) não é um processo instantâneo e demanda uma série de ações burocráticas e técnicas.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo