A Orquestra Sinfônica do Paraná abre nesta quarta-feira, às 9h30, no Canal da Música, a série de Concertos Didáticos, criada no ano passado e intitulada de "As Famílias dos Instrumentos da Orquestra". Cerca de mil crianças e adolescentes, na faixa de 10 a 15 anos de idade, alunos da rede pública de dez municípios da Região Metropolitana de Curitiba, além de Paranaguá e Ponta Grossa, vão assistir o espetáculo, acompanhados dos professores e secretários municipais de Cultura.
A apresentação, sob a regência do maestro Paulo Torres, traz uma programação especial, dentro da proposta da série de levar ao público infanto-juvenil noções sobre a música clássica, como funciona uma orquestra sinfônica, quais os papéis de cada instrumento e de cada músico. O concerto didático tem um ator para fazer a apresentação dos instrumentos que compõem uma orquestra sinfônica.
Os alunos, que cursam da 5ª a 8ª séries do ensino básico, recebem também um programa com palavras cruzadas e passatempos sobre os temas apresentados no concerto do dia.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
A coordenadora artística da Orquestra Sinfônica, Cristianne Rodrigues, explica que os concertos didáticos preenchem em parte a ausência da música como disciplina no currículo das escolas públicas.
Segundo ela, no ano passado a Orquestra realizou sete concertos, para um público de mais de sete mil crianças. "A iniciativa é fundamental para a formação de um público criativo, capaz de desfrutar a grandeza de uma orquestra sinfônica", diz Cristianne.
A série visa levar aos estudantes o conhecimento básico do funcionamento de uma orquestra, com sua divisão em famílias (cordas, madeiras, metais e percussão) e a interação de seus grupos. "Ela propicia aos estudantes a possibilidade de se tornarem ouvintes mais conscientes", afirma a coordenadora.
Em 2002 a série prevê a realização de 12 concertos, para um público de 12 mil crianças. Segundo Cristianne, os estudantes terão a oportunidade de conhecer um repertório concebido especialmente para o universo infantil, com obras clássicas que combinam instrumentos musicais com brinquedos, como, por exemplo, a Sinfonia dos Brinquedos, de Joseph Haydn.
"Tal iniciativa tem importância fundamentada não apenas em sua natureza educativa, mas também em um movimento no sentido de permanente formação de platéia, essencial para a continuidade de toda e qualquer orquestra profissional", diz ela.