Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável

Reportagem Local
11 dez 2024 às 20:00

Compartilhar notícia

- UEM/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As embalagens biodegradáveis estão conquistando espaço no mercado como uma alternativa sustentável para a preservação do meio ambiente. Pensando nisso, a engenheira de Alimentos Carmen Guedes, pesquisadora da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos, está desenvolvendo dois tipos de embalagens inovadoras a partir da macaúba (Acrocomia aculeata), palmeira nativa do Brasil com grande potencial produtivo e ampla distribuição no território nacional.


Utilizando a fibra do fruto da macaúba, Guedes está criando uma embalagem para substituir as bandejas de isopor, frequentemente usadas para armazenar e transportar alimentos. Já com a polpa, a pesquisadora desenvolve um substituto biodegradável para os sacos plásticos de uso único.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A proposta também visa agregar valor à macaúba, que atualmente desempenha um papel importante na recuperação de áreas degradadas. “Como a macaúba está sendo usada para reflorestamento, podemos destinar seus frutos para a indústria, substituindo plásticos de uso único, que não são ecológicos”, explica a mestranda.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova lei

Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país

Imagem de destaque
Nível médio, superior e técnico

INSS inscreve até 15 de janeiro para vagas de estágio; veja regras

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
10 mil pedidos de reaplicação

Enem: provas de matemática e ciências da natureza são reaplicadas nesta quarta-feira


Impacto ambiental

Publicidade


Uma das grandes vantagens das embalagens desenvolvidas é seu impacto ambiental positivo: ao serem descartadas, elas se transformam em adubo para as plantas, desaparecendo na natureza sem deixar resíduos. Além disso, tornam-se húmus, um fertilizante orgânico que fornece nutrientes essenciais para o solo.


Leia mais na Folha de Londrina:


Imagem
Pesquisadora da UEM transforma macaúba em embalagem biodegradável
Descubra como a engenheira Carmen Guedes desenvolve embalagens biodegradáveis a partir da macaúba, promovendo sustentabilidade e inovação no setor.


Leia também:

Imagem
Enem: provas de matemática e ciências da natureza são reaplicadas nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (11), os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que tiveram algum problema logístico ou estavam doentes farão a reaplicação das provas de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo