Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
LOA 2025

Assembleia Legislativa adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Thiago Alonso - Comunicação Alep
12 dez 2024 às 08:45

Compartilhar notícia

- Valdir Amaral/Alep
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As cerca de oito mil contribuições da população para a elaboração do orçamento do Estado foram incorporadas pela Assembleia Legislativa do Paraná ao Projeto de Lei 585/2024, de autoria do Poder Executivo, que trata da LOA (Lei Orçamentária Anual) para 2025. 


As informações estão no substitutivo geral ao projeto aprovado nesta quarta-feira (11) pelos deputados estaduais paranaenses. De acordo com o documento, as sugestões de todo o Estado foram acolhidas no relatório e poderão resultar em aplicação de recursos em diversas áreas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As reivindicações populares foram categorizadas pelo relator do projeto na Comissão de Orçamento, deputado Evandro Araújo (PSD), em áreas como reajuste salarial e pagamentos, melhoria na oferta e infraestrutura dos serviços públicos e prevenção. O relator destacou que o texto respeita os limites orçamentários e mantém a prudência quanto à saúde fiscal do Estado. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Ligação da PR-445 à BR-369

Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030

Imagem de destaque
'Lei das Eleições'

CCJ da Câmara dos Deputados aprova impressão e recontagem de votos

Imagem de destaque
Em caráter conclusivo

CCJ aprova projeto que restringe uso de celular em escolas


“Todas essas demandas são importantíssimas para subsidiar a execução da Lei orçamentária no próximo ano. Por isso, esta relatoria incorporou todas as sugestões recebidas à lei orçamentária”, explicou Araújo.

Publicidade


Dentro da categoria Melhoria na Oferta e Infraestrutura dos Serviços Públicos, há a demanda por melhorias em serviços básicos como saúde, educação e segurança de forma generalizada, como também direcionada a públicos específicos, como crianças, idosos e população carente. Com relação à infraestrutura, a população sugere reformas, revitalizações e a construção de novas obras, principalmente em relação à saúde e educação. 


Outro destaque é a necessidade de ampliação da infraestrutura rodoviária, tanto no malha estadual quanto municipal. O documento também traz demandas em relação às ações preventivas em várias áreas, especialmente saúde, mudanças climáticas e desigualdade social.

Publicidade


A inciativa inédita da Assembleia Legislativa de abrir um canal direto para ouvir a população faz parte do Programa Orçamento da Gente, realizado por meio da Comissão de Orçamento e que abriu espaço à sociedade na tomada de decisões. 


A proposta permitiu que cidadãos apresentassem as sugestões agora incorporadas à LOA. O programa proporcionou a elaboração do orçamento com a contribuição de conselhos participativos, associações, sindicatos e ONGs, seja de forma direta por meio da participação digital. As sugestões puderam ser feitas pelo site oficial da Assembleia durante o mês de novembro. 

Publicidade


Além disso, a instituição promoveu uma audiência pública para debater a Lei que estabelece a estimativa de receita e fixa as despesas do Orçamento Geral do Estado.


A LOA trata do orçamento, das unidades administrativas do Estado, da estimativa das receitas e dos detalhamentos das despesas. A previsão é de uma receita total de R$ 78,7 bilhões para o ano de 2025, um crescimento de 15% em relação às receitas deste ano. 

Publicidade


De acordo com o Poder Executivo, isso significa, na prática, um aumento de R$ 10 bilhões no orçamento de um ano para o outro. A LOA promove um maior alinhamento entre os objetivos do plano de médio prazo e a realidade daquele ano, além de estabelecer limites claros e realistas para que o orçamento seja elaborado.


HISTÓRICO


Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), o resultado da campanha é histórico. “Recebemos sugestões de todas as regiões do Paraná. Fizemos uma ampla campanha convidando a população a participar e as sugestões foram enviadas através do site da Assembleia. Nós, como representantes escolhidos pela população, ao criarmos o programa Orçamento da Gente, estamos exercendo nosso papel de abrir espaço para que todos os paranaenses tenham voz e possam participar das decisões do governo, indicando onde e como deve ser aplicado o dinheiro público”, disse.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Alep incorpora 8 mil sugestões populares ao orçamento do Estado
A Assembleia Legislativa do Paraná incorpora 8 mil sugestões da população ao orçamento de 2025, promovendo um orçamento participativo e transparente.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo