A Defesa Civil de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) afirma que, apenas nas últimas três semanas, o Município registrou mais de seis incêndios florestais tanto em áreas urbanas quanto em áreas rurais. Desse total, três foram considerados de grande proporção.
No início da noite deste domingo (17), a Defesa Civil foi acionada por moradores do Jardim Nobre 5. A denúncia informava que um incêndio florestal foi iniciado no local e estava tomando grandes proporções.
O fogo começou em uma área de vegetação e, por conta do vento, se propagou rapidamente. Além disso, conforme aponta a Defesa Civil, o local era de difícil acesso e apresentava aclives em alguns pontos. "O combate às chaves foi intensificado nas bordas, evitando a propagação para residências rurais e para as áreas remanescentes", explica.
De acordo com a Defesa Civil, há indícios de que o incêndio registrado e combatido neste domingo tenha sido provocado de forma criminosa. Além disso, o clima quente e seco favorece não somente a ocorrência de incêndios, mas também a propagação das chamas. "Qualquer fagulha em uma área de vegetação é um risco iminente para focos de incêndio."
Caso perceba um incêndio florestal, é fundamental que o cidadão ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros ou para a Defesa Social do Município. Nesse caso, ambos os órgãos, em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, são responsáveis por conter as chamas.
"Se houver uma ocorrência de incêndio em área urbana, o Corpo de Bombeiros precisa imediatamente se deslocar para a situação. Consequentemente, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Defesa Civil assumem o combate ao incêndio", aponta a Defesa Civil.
Para o combate aos incêndios, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rolândia possui um caminhão pipa com capacidade de seis mil litros de água com canhão de alcance de até 40 metros, além de botas antichamas e abafadores.