Paraná

Radares passam a registrar conversão e retorno proibidos

21 out 2010 às 07:51

Dezessete radares em Curitiba, que já registram excesso de velocidade, avanço de sinal ou parada na faixa passarão a registrar - a partir de sábado (23) - também infrações de conversão e retorno proibidos.

Eles estão localizados em pontos em que conversão e retorno criam situações de risco de acidentes e, por isso, são proibidos.


É o que acontece, por exemplo, nos cruzamentos da Linha Verde com a avenida Wenceslau Braz e com a rua Escritora Lourdes Strozzi, no bairro Fanny, próximo á Leroy Merlin. O radar instalado neste local mostra que mais de mil motoristas fazem a conversão proibida à esquerda, para entrar na Linha Verde, no sentido São Paulo.


Como o trecho da pista da Linha Verde entre o cruzamento e o próximo semáforo é curto, a imprudência de motoristas causa congestionamento e risco de colisões com quem vai seguir em frente na ligação da Wenceslau com a Tenente Francisco Ferreira de Souza, rua que passa nos fundos do Shopping Cidade, no outro lado da Linha Verde.


No mês passado foram registradas neste ponto 35 mil conversões proibidas. A partir deste sábado os motoristas que não obedecerem a sinalização estarão serão passíveis de multa. Além do próprio radar, visível à distância, o local é sinalizado com placas e faixas no asfalto.


Curitiba tem atualmente 117 radares em funcionamento com registro de velocidade e, parte deles, também parada na faixa e avanço de sinal vermelho.


A relação dos endereços onde estão localizados os radares já ligados em Curitiba está disponível no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br). A previsão é que até o início do próximo ano a cidade conte com 140 pontos monitorados por radar, metade deles com a função de registro de velocidade e outra metade com a função, além de registro de velocidade, também para avanço de sinal, parada na faixa, conversão proibida e retorno proibido.


Confira onde ficam os radares que passarão a partir de zero hora de sábado (23) a registrar conversões e retorno proibidos.


Conversão proibida nos cruzamentos:
Antonio Polito com Marechal Floriano Peixoto
Comendador Franco (sentido Bairo/Centro) com Henrique Mehl
João Gualberto com Luiz Leão
Linha Verde (sentido SP) com Marechal Floriano Peixoto
Linha Verde (sentido RS) com Escritora Lourdes Strozzi
Linha Verde (nos dois sentidos) com Anne Frank
Luiz Leão com Conselheiro Araújo
Mariano Torres com Sete de Setembro
Mascarenhas de Moraes (sentido Santa Cândida) com Livio Petterle
Paraná com Estados Unidos


Retorno proibido no cruzamento
Lothário Meissner (sentido Centro) com Jorge Meyer Filho


Conversão e retorno proibidos nos cruzamentos:

Comendador Franco com Henrique Mehl
João Gualberto com Rua da Glória
Presidente Kennedy com Santa Catarina
Nossa Senhora da Luz com Augusto Stresses/Fagundes Varela


Continue lendo