O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros da Educação, Fernando Haddad, e do Planejamento, Paulo Bernardo, assinaram nesta quarta-feira, em Brasília, um projeto de lei que cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), que terá sede em Foz do Iguaçu.
A instituição deve fortalecer as bases culturais, científicas e tecnológicas para o desenvolvimento nacional e ampliar a participação do Brasil no mercado internacional. A criação da universidade depende de aprovação pelo Congresso Nacional.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os cursos ministrados na Unila serão em áreas de interesse mútuo dos países-membros do Mercosul. Será dada ênfase em temas sobre exploração de recursos naturais e biodiversidades transfronteiriças, estudos sociais e linguísticos regionais, relações internacionais e áreas estratégicas para o desenvolvimento regional. A universidade deve funcionar em uma área cedida pela hidrelétrica de Itaipu.
Quando estiver inteiramente estabelecida, daqui a quatro anos, a Unila poderá atender 10 mil estudantes em cursos de graduação, mestrado e doutorado.