Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
sete meses de pesquisa

Morte de abelhas leva a Polícia Científica do PR a identificar agrotóxico usado irregularmente

Redação Bonde com AEN-PR
16 out 2024 às 17:58
- Reprodução/Canva
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Polícia Científica do Paraná concluiu a perícia feita em abelhas encontradas mortas em março deste ano no Interior do estado. O trabalho, finalizado em setembro, foi realizado pelas Seções de Química Forense e de Crimes Ambientais e resultou na identificação de inseticida de uso suspenso no Brasil desde 2023. O agrotóxico é o Fipronil, que foi utilizado irregularmente.


O produto é indicado para pulverização foliar e no solo, mas apresenta riscos para colônias de abelhas, comprometendo a orientação olfativa e os movimentos dos insetos, o que pode levar à morte em até oito dias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O sucesso da identificação foi possibilitado pelo investimento em tecnologia, com a aquisição de dois cromatógrafos gasosos pela Polícia Científica em 2023. “Foi um desafio essa perícia. Por se tratar de uma matriz complexa e uma análise inédita na seção, foi necessário o desenvolvimento de um novo método de extração”, afirmou a perita oficial Isabella Melo. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Espaço das Feiras

Apucarana: 'Sabadão da Família’ tem edição especial sobre Outubro Rosa neste sábado

Imagem de destaque
Criança está sendo tratada

Ministério Público vai investigar mensagens de ódio enviadas a menino que matou animais no PR

Imagem de destaque
Aumento de 8%

PRF sinaliza para aumento de mortes em acidentes nas rodovias do Paraná em 2024

Imagem de destaque
Veja a programação

Semana da Pessoa Idosa em Cambé terá show de talentos, passeios e atividades físicas


Ela também destacou que, com o projeto AgroForense, criado recentemente pela corporação, será possível aumentar o rol de substâncias analisadas pela Seção de Química Forense em 2024 e 2025. “Com o projeto, serão investidos R$ 9 milhões na compra de novos equipamentos”, completou Isabella. 

Publicidade


“A identificação do fipronil em abelhas mortas pode, portanto, contribuir significativamente para a investigação de irregularidades no uso de defensivos agrícolas”, explicou a chefe da seção de crimes ambientais, Angela Andreassa. 


Devido a sua importância, a análise resultou em um trabalho apresentado durante o XXVII Congresso de Criminalística,  realizado em São Luiz, Maranhão, no início de setembro. Intitulada “Identificação do inseticida fipronil em abelhas mortas no Interior do Paraná”, a pesquisa foi feita em colaboração com a UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Publicidade


Segundo a Polícia Científica, a colaboração entre instituições e o investimento em pesquisa e tecnologia são fundamentais para garantir a segurança ambiental e a preservação das abelhas, essenciais para a biodiversidade e a agricultura, já que elas são responsáveis por 75% da polinização de culturas agrícolas e 90% das plantas floríferas.


Agrário e ambientais

Publicidade


 O projeto Agroforense pretende aumentar o parque analítico da Polícia Científica, a fim de permitir perícias em casos de crimes envolvendo o setor agrário, como crimes ambientais, falsificação e adulteração de agrotóxicos e fertilizantes, além de análise de águas.


O objetivo é adquirir dois ICP-MS, que analisam traços de metais, dois LC- qTOF, equipamentos que dão o resultado de massas exatas de compostos orgânicos em nível de traço, e dois cromatógrafos iônicos, que analisam substâncias inorgânicas ou com carga. Eles serão distribuídos para a Seção de Química Forense de Curitiba e de Foz do Iguaçu, o que vai contribuir para a redução do tempo de transporte de amostras e maior celeridade nas análises.


Leia também:

Imagem
Três são presos por comércio ilegal de remédios controlados no Noroeste do PR
A PCPR (Polícia Civil do Paraná) prendeu em flagrante, nesta terça (15), três suspeitos de armazenar e comercializar medica
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo