Paraná

McDonald's inaugura primeira loja própria em Curitiba

25 set 2001 às 17:02

Começa a funcionar nesta quarta-feira, em Curitiba, mais um McDonald's. O novo restaurante foi construído na Rua XV de Novembro, 457, próximo à Barão do Rio Branco, em um prédio datado de 1922 e tombado pelo patrimônio histórico. Apesar do prédio antigo, é considerada a loja mais moderna do grupo no Brasil.

O McDonald's Calçadão, como é chamado, traz algumas novidades, como o McCafé, a McInternet e, ainda, um espaço cultural homenageando Poty Lazarotto, destinado a exposições de artistas paranaenses. Outro diferencial é a decoração do restaurante, desenvolvido a partir do ano passado em outras unidades do grupo. O ambiente segue uma tendência de cores claras, com móveis de desenho mais moderno e confortável.


A unidade é a primeira no Estado a contar com um espaço para café. Até agora, só 13 lojas em São Paulo e Rio Grande do Sul contam com a novidade. Já a McInternet começa a funcionar a partir de outubro. O cliente que consumir um mínimo de R$ 7,50 terá acesso gratuito a 15 minutos na rede. Na decoração, o restaurante também privilegiou os artistas locais. Fotografias antigas de Cid Destefani contam a história daquela quadra da Rua XV. Além das oito obras de Poty adquiridas pela loja, a decoração traz pinturas de artistas locais, convidados para retrarar a fachada do prédio onde o restaurante está instalado.


O McDonald's Calçadão é o 12º restaurante da rede em Curitiba e o primeiro próprio da marca. Os demais são franqueados. Em outubro, a rede lançará outra loja própria, na Rua Chile, no bairro Água Verde. Segundo o diretor regional Sul do McDonald's Brasil, Renato Alceu Pinto, com essas novas unidades, o McDonald's quer ampliar sua atuação no mercado paranaense.


A Região Sul responde hoje por 30% do faturamento do grupo no Brasil. "É a única região que está crescendo. Passamos de 25 para 30% do faturamento nacional, com um crecimento de 7% nas vendas nos últimos 12 meses", diz. Na região, o Rio Grande do Sul é responsável por 45% das vendas, seguido pelo Paraná com 35% e Santa Catarina com os 20% restantes.


A expectativa é comercializar, na nova loja, 105 mil unidades por mês, pouco abaixo da média brasileira de 140 a 150 mil unidades por mês. Ao todo, o McDonald's está investindo este ano no Paraná R$ 12 milhões, sendo R$ 6 milhões em três lojas novas (duas em Curitiba e uma em Londrina). Os outros R$ 6 milhões foram investidos na instalação do Centro de Distribuição, transferido de Santa Catarina para Curitiba.

O McDonald's está presente hoje em 120 países, com um total de 29 mil restaurantes. Diariamente, atende mais de 45 milhões de clientes. No Brasil, existem 1.158 pontos de venda, sendo 567 restauranets e 591 quiosques. As unidades estão espalhadas em 124 cidades de 21 estados. Ao todo, as lojas empregam 36 mil pessoas no País. Em 2000, o grupo faturou R$ 1,4 bilhão. Este ano, estão previstos investimentos na ordem de R$ 200 milhões no Brasil, em obras de expansão e modernização de restaurantes, marketing e treinamento de pessoal.


Continue lendo