Homenagens aos imigrantes japoneses marcaram ontem o último dia da Casa Japão – 41ª Exposição Agrícola da Associação Cultural e Esportiva Londrinense (Acel), realizada desde o dia 8 de junho. As comemorações antecederam a festa dos 93 anos da Imigração Japonesa, que é acontece hoje. Os principais homenageados foram um grupo de 264 imigrantes com mais de 80 anos de idade –quatro deles com mais de 100 anos.
A celebração de uma missa pelo arcebispo de Londrina, Dom Albano Cavallin, organizada pelas lideranças da Paróquia Pessoal Nipo-Brasileira, abriu as comemorações. Após a missa uma cerimônia budista lembrou também os primeiros japoneses que já morreram. O consul do Japão no Brasil, Hajime Sasaki, e o prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi (PFL), estiveram visitando a feira.
À noite, o consul participou de uma encenação que contava a saga dos primeiros japoneses no Brasil.
O grupo Sansey, composto por descendentes da terceira geração de japoneses, apresentou um musical lembrando a história da imigração. No período da tarde foi a vez dos integrantes do grupo da 3ª Idade da Acel mostrarem a integração com a cultura brasileira. Eles promoveram uma festa junina.
Na exposição agrícola, o destaque foram as produções de frutas, verduras e bonsai (miniaturas de árvores). Um aquário com algumas espécies de peixes ornamentais chamou a atenção das crianças. Outra novidade foi um casal de Lhamas, espécie de mamíferos comuns da Cordilheira dos Andes, no Chile.
Esta foi a primeira vez em que a exposição ganhou caráter comercial. Foram montados 40 estandes.