Depois de mais de 43 anos de funcionamento, o Mercado Municipal de Curitiba, finalmente, passará por obras de reforma. O edital da concorrência nacional foi publicado nesta terça-feira. As empresas interessadas terão até o dia 15 de abril para apresentar a documentação e propostas de preço. A expectativa do superintendente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), Edson Seidel, é de que as obras sejam iniciadas em aproximadamente 60 dias. O prazo previsto para a conclusão é de seis meses.
O investimento previsto é de R$ 1,75 milhão, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano. O projeto, segundo Seidel, prevê a substituição de todo o piso -hoje de lajotas de cimento- do pavilhão que abriga o setor de hortigranjeiros por assoalho liso, de fácil limpeza. As bancas serão reconstruídas em granito, seguindo um mesmo padrão. A parte interna das bancas ficará a a cargo de cada comerciante, que também terão que seguir a padronização indicada pela prefeitura.
A troca de todo o sistema de drenagem do mercado também está prevista no projeto. As galerias de águas pluviais, hoje entupidas, acabam provocando mau cheiro. Para driblar o problema, a maioria dos comerciantes apela para papelões e plásticos para tampar os bueiros da parte interna do pavilhão. De acordo com o superintendente, as lanchonetes serão todas transferidas para o primeiro piso, onde ficará a praça de alimentação. A reforma prevê, ainda, a instalação de proteção térmica na cobertura.
Leia mais:
Multinacional não prova justificava da dispensa e gestor tem demissão por justa causa revertida no Paraná
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
» Leia mais na Folha de Londrina desta quarta-feira.