Estuda-se a possibilidade de que os corpos do deputado José Carlos Martinez e dos outros três ocupantes do avião que caiu no último sábado na Serra do Mar sejam resgatados por terra, e não com a ajuda de helicópteros e aviões.
Se confirmada essa possibilidade, bombeiros e voluntários fariam a pé o trajeto até o local onde o avião caiu. Chove muito e há forte neblina no local, o que dificulta o resgate por meio aéreo.
Os quatro corpos já foram retirados do avião e ensacados. Depois do resgate, eles serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba ou o de Paranaguá, dependendo das condições climáticas.
Segundo informações da rádio CBN, neste momento diversos políticos e amigos de Martinez prestam solidariedade à família do deputado na sede da rede CNT de televisão, em Curitiba. Já passaram pelo local o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, e o presidente nacional do PT, José Genoíno.
Com a demora para o resgate dos corpos, a Assembléia Legislativa do Paraná decidiu prosseguir com a sessão plenária desta terça-feira, com pauta enxuta. Questões mais importantes, como o projeto dos transgênicos, só serão votadas na próxima semana.
Inicialmente, o velório de Martinez estava programado para as 18 horas desta terça-feira. A cerimônia de cremação deve ocorrer na manhã de quarta. Já confirmaram presença o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Fernando Collor de Melo e o presidente nacional do PDT, Leonel Brizola.